Bolinho de arroz frito: receita simples e versátil que todo mundo gosta

Bolinho de arroz/Reprodução sabores da vida
Bolinho de arroz/Reprodução sabores da vida

Sabe aquele arroz e aquelas verduras que estão sobrando na geladeira? Aqui no site Tecnonotícias você irá aprender a transformar esses ingredientes simples em um petisco delicioso e versátil, o bolinho de arroz é a receita certa para quem precisa improvisar na cozinha. Então venha conferir, hoje sexta-feira (26/03), aqui no Cozinha e Receita.

Essa receita além de ser simples e fácil de se fazer, é saboreada por muitas pessoas, pois em apenas 30 minutos você já pode ter um rendimento de 25 porções ao seu gosto.

Veja essa: Massa de coxinha perfeita: agrade a todos com esses salgadinhos deliciosos
Saiba como fazer o bolinho de arroz frito
O Bolinho de Arroz tem cara de comida brasileira, entretanto existe uma controversa sobre a sua criação e nenhuma das teorias envolve o Brasil. A teoria mais aceita sugere que o Bolinho foi criado no Japão, e era muito consumido pelos samurais. Em suas viagens eles levavam o alimento dentro de bambus, para comer durante as batalhas. A receita é um pouco diferente da brasileira, ele era feito com um furo no meio para recheio.

Ingredientes

 

2 xícaras de chá de arroz cozido
Meia xícara de chá de leite
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa de molho inglês, ingrediente opcional
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Meia xícara de chá de cebolinha verde picada
Meia xícara de chá de salsinha picada
1 colher de chá de fermento em pó
Óleo suficiente para fritar
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
 

Bolinho de arroz/Reprodução Pitadinha Bolinho de arroz/Reprodução Pitadinha

Antes de mais nada, em uma travessa funda misture o arroz cozido, o leite, os ovos batidos, o molho inglês, o queijo parmesão, a salsinha, a cebolinha e a pimenta e o sal. Acrescente a farinha aos poucos até a mistura dar consistência. Se necessário use mais farinha. A massa não deve ficar dura.

Em seguida, misture o fermento. Logo depois, aqueça o óleo em uma frigideira funda. Para saber o ponto de temperatura exata do óleo, faça o teste com o palito de fósforo. Quando acender o óleo estará na temperatura ideal.

Abaixe um pouco o fogo e vá colocando pequenas colheradas da massa para fritar. Deixe fritar de um lado e depois vire para dourar do outro. Cuide para que a chama do fogão não aqueça demais o óleo.

Por fim, escorra os bolinhos em uma travessão forrada com papel toalha. Sirva em seguida. Aliás, você pode utilizar sobras de arroz e mesmo de risoto que fica delicioso. Só tenha o cuidado no sal e pimenta pois o risoto já está temperado.

Sugestões de substituições e acompanhamentos
 

Hoje em dia, pode-se combinar vários ingredientes no bolinho de arroz, desde legumes até carnes. Além disso, é possível fazer um bolinho mais saudável que a versão frita, utilizando arroz integral e levando-o ao forno. De fato, essa é uma maneira maravilhosa de fazer a introdução de alimentos integrais, verduras e legumes ao cardápio.

É possível servir um bolinho de arroz para o almoço do dia a dia, um jantar para amigos e até mesmo para festas. Basta combiná-lo com outros pratos e você terá um menu completo e de baixo custo.

O bolinho de arroz pode acompanhar carnes e salada e combina com vários tipos de cardápio, substituindo o arroz comum. Além disso, muitas vezes você consegue servi-lo com diferentes molhos, principalmente na forma de entrada ou aperitivo. Se deseja um lanche da tarde delicioso para as crianças, o bolinho feito com arroz é capaz de ser a solução.

Leia também: Culinária Grega: Prepare a Moussaka

Mato-grossense de coração e jornalista de formação. Formada em Comunicação Social pela Universidade de Cuiabá, atualmente escrevo para o caderno de entretenimento do site Tecno Notícias. Apaixonada por leitura e felinos.