Como receber uma transferência pelo Pix? Confira aqui

Como receber uma transferência pelo Pix em minha conta? Confira aqui
Como receber uma transferência pelo Pix em minha conta? Confira aqui (Foto: Banco Central)

O novo sistema de transações bancárias criado pelo Banco Central em novembro de 2020 já é considerado como sucesso entre consumidores brasileiros, mas ainda gera dúvidas entre algumas pessoas. Por exemplo: ‘como receber uma transferência pelo Pix em minha conta?’ É o que explicaremos em detalhes hoje (22/03).

Pix é o método criado pelo Banco Central para agilizar as transações entre contas de um mesmo banco, assim como também entre bancos diferentes. É a alternativa digital para as tradicionais formas de transferir dinheiro: TED e DOC.

Diferentemente dos antigos métodos de transferência, o Pix não faz nenhum tipo de cobrança para contas de Pessoa Física (CPF), além de permitir enviar e receber dinheiro para qualquer conta brasileira de forma ágil, segura e prática.

Como receber uma transferência pelo Pix em minha conta? Confira aqui Como receber uma transferência pelo Pix em minha conta? Confira aqui (Foto: Banco Central)

Um dos principais pontos de destaque deste sistema é o fato de não necessitar mais informar todos os detalhes bancários e pessoais a uma pessoa para receber uma transferência em sua conta. Essa ação dá mais segurança para quem está passando os dados.
Então, como receber uma transferência pelo Pix? Entenda agora
Antes de mais nada, é necessário entender o que é uma chave-Pix. Trata-se do “apelido” que sua conta terá dentro do sistema do Pix, podendo ser o número de CPF ou celular, e-mail cadastrado na conta ou até um código aleatório.

Essa chave substitui toda a necessidade de informar dados de agência, conta corrente, dígito, nome completo, CPF e código do banco no momento de transferir dinheiro.

É necessário cadastrar uma chave-Pix através do aplicativo do banco em que você tem conta aberta e quer utilizar o novo sistema para receber dinheiro. O cadastro é simples e feito em poucos segundos.

Ao cadastrar a chave de sua preferência, basta informá-la para quem irá te transferir dinheiro pelo Pix.

O dinheiro transferido é compensado na conta de destino em questão de segundos.
E para enviar dinheiro pelo Pix?
O método é semelhante. Só mudará a ordem. Neste caso, quem vai enviar dinheiro também precisa ter uma chave-Pix cadastrada na conta da mesma forma como quem receberá a quantia.

Para enviar, é necessário saber a chave-Pix da pessoa que receberá o valor e transferir via Pix, informando CPF, e-mail, número ou a chave aleatória do destinatário.

O dinheiro é debitado do saldo da conta corrente em questão e compensado de forma instantânea na conta de destino.
Fazer transferência pelo Pix é seguro mesmo?
Muita gente tem medo da tecnologia. E com o Pix, dúvidas não param de surgir! Confira tudo aqui.

Nascido em Salvador, tenho 27 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em Jornalismo", pela Universidade Unijorge, de Salvador. Possuo também formação em cursos voltados para a área de "produção de conteúdo para a web" e "técnicas de SEO", pela Universidade Rock Content; além de curso sobre "jornalismo digital" pela Prime Cursos. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Atualmente, atuo nos portais Folha GO, Tecno Notícias, ecbahia.com e Arena Rubro-negra, como produtor de conteúdo para web e editor de textos. Contato profissional: [email protected] Contato do site: [email protected]