Top Stores

Culinária Grega: Prepare a Moussaka

Um prato especial com berinjela!

Top Stories Sonhar com gato: saiba o real significado de sonhar com o felino

A Moussaka é um prato muito popular na Grécia! Nesta sexta-feira, 12 de Março, o Tecno Notícias vai te ensinar a preparar esse prato que tem nível de dificuldade médio. Portanto, essa receita pode ser feita em até 1 h e 30 min. e serve quatro porções.

 

Saiba como fazer a Moussaka

 

À primeira vista a Moussaka lembra uma lasanha de berinjela, contudo exigirá mais tempero, afinal um dos segredos da Moussaka está na carne bem temperada. Quanto ao queijo utilizado é possível variar conforme o seu gosto, mas recomenda-se o mussarela ou o parmesão.

Veja mais: Culinária Francesa: Sopa de Cebola Gratinada

Ingredientes

 

  • Uma berinjela média ou grande;
  • 500 gramas de carne moída;
  • 150 gramas de queijo para gratinar;
  • Uma cebola picada;
  • 4 dentes de alho picado;
  • 1 xícara de leite morno;
  • ½ lata de molho de tomate;
  • 1 colher de sopa de maisena e de manteiga;
  • 1 colher de chá de: orégano; tomilho; cravinho em pó; café de noz moscada;
  • Azeite de oliva;
  • Pimenta do reino e Sal a gosto.

 

Passo a Passo da Moussaka

A moussaka pronta para se servir
Culinária Grega: Prepare a Moussaka. Imagem por Melanie Dompierre no Pexels.

Antes de partir ao preparo da Moussaka, há um passo que algumas pessoas seguem e outras não: colocar a berinjela, já em fatias, de molho na água e sal durante uma hora.

Quem não quiser seguir o passo anterior pode começar a fazer a sua moussaka picando a berinjela em rodelas. Pegue um tabuleiro de forno e forre com papel manteiga, em seguida unte com azeite e adicione pimenta e sal a gosto. Depois que fizer isso, coloque o tabuleiro no forno a 200ºC até ficar macia (15 minutos).

Nesse momento pegue uma panela com manteiga e maisena, leve ao fogo e comece a preparar o molho branco. Misture até ficar pastoso, vá adicionando o leite aos poucos durante processo que deve durar cerca de 10 minutos. Portanto, se o molho engrossar antes desse tempo, pode finalizar essa etapa.

Vamos para perto do final da Moussaka, agora pegue a carne e leve ela até o fogo. A receita original usa o cordeiro, portanto é possível fazer com a carne bovina.

Refogue o alho e a cebola no azeite, em seguida adicione a carne moída. Assim que a carne mudar a sua cor é o momento de adicionar o molho de tomate. Adicione os temperos da lista de ingrediente.

Não precisa ter medo, uma carne bem temperada garante o sucesso da Moussaka, mexa até que o molho reduza e a carne ganhe o aspecto mais seco.

Por fim, monte a Moussaka. Coloque uma berinjela no fundo da assadeira, adicione carne moída e pressione até ficar compacto. Em seguida jogue o molho branco por cima e o queijo para gratinar. Feito isso, leve novamente ao forno a 200°C e deixe lá por 10 minutos. Pronto!

 

Sugestões de consumo

Na hora de consumir a Moussaka você pode fazer a salada grega, como a Moussaka é um prato principal, não é preciso de muito acompanhamento. Prepare em uma data especial, ou final de semana, e chame boas companhias para a refeição.

Veja mais: Culinária cajun ou criola: conheça a receita Jambalaya

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...