Bobó de frango com inhame: uma receita saborosa e muito nutritiva

Confira agora o passo a passo deste maravilhoso prato

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Neste sábado, 12 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu almoço ou jantar especial! A receita de hoje é bobó de frango com inhame.

Continua depois da publicidade

Este delicioso bobó de frango com inhame, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer este delicioso bobó de frango

Continua depois da publicidade

Já provou bobó de frango? E com inhame? O resultado é surpreendente! Não precisa estar na Bahia, mas a dupla leite de coco (de preferência caseiro) e azeite de dendê não pode faltar.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

2 filés de peito de frango sem pele e sem osso;
5 inhames (cerca de 500 g);
1 pimentão vermelho;
1 cebola;
3 dentes de alho;
1 tomate;
1 pimenta dedo-de-moça;
½ xícara (chá) de leite de coco de preferência caseiro;
Caldo de 1 limão;
¼ de xícara (chá) de azeite;
1 colher (sopa) de azeite de dendê;
Folhas de coentro a gosto para servir;
Sal a gosto.

Passo a passo do bobó de frango com inhame
Bobó de frango. Foto: Reprodução/iStok2 Bobó de frango. Foto: Reprodução/iStock

Primeiramente, lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela grande, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal. Em seguida, leve ao fogo alto, quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até o inhame ficar macio.

Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: corte o frango em cubos médios, de cerca de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubos médios.

Logo após, lave, seque e corte o tomate ao meio, descarte as sementes e pique cada metade em cubinhos; lave seque e fatie fino a pimenta dedo-de-moça (para deixar o bobó menos apimentado, descarte as sementes).

Assim que estiverem cozidos, reserve 2 xícaras (chá) da água do cozimento e, com uma escumadeira, transfira os inhames para o liquidificador. Em seguida, junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Em seguida, reserve. Volte a panela (sem água) ao fogo médio – nem precisa lavar.

Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango em etapas – se colocar todos de uma vez só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido. Em seguida, vire os cubos para dourar por igual, transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão).
Passo Adiante
Posteriormente, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Em seguida, tempere com sal e refogue por 2 minutos, mexendo por vezes, até murchar. Ademais, junte o tomate e misture até formar uma pastinha. Por último, adicione o alho, a pimenta dedo-de-moça e refogue por mais 1 minuto.

Em seguida, mantenha a panela em fogo médio e regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento do inhame e o caldo de limão em que o frango foi temperado. Misture bem, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Abaixe o fogo e acrescente o creme de inhame, misture bem e deixe cozinhar até ferver.

Volte o frango dourado para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto. Por fim, junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem.
Sugestão de consumo da receita
O bobó de frango com inhame, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com uma deliciosa salada de tomate com cebola roxa, juntamente com uma farofa caseira, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Carregando comentários aguarde...
...