Berinjela à parmeggiana: um clássico reinventado para uma versão saudável

Berinjela à Parmeggiana (Foto: Istock)
Berinjela à Parmeggiana (Foto: Istock)

Neste sábado, 28 de agosto, o Cozinha & Receitas traz para você a maravilhosa berinjela à parmeggiana: um prato delicioso, saudável e que vale muito a pena experimentar.

Por este motivo, acompanhe até o final para conhecer essa receita que demora aproximadamente 2 horas, mas vale muito a pena fazer! Afinal, ela garante 8 belas porções do prato.
Saiba como fazer berinjela à parmeggiana
O termo à parmeggiana é conhecido por nós brasileiros em um prato tradicional italiano que se popularizou grandemente no nosso país. Contudo, para aqueles que não comem carne, pode ser que sintam falta desta adaptação. Assim, ensinaremos agora mesmo como fazer berinjela à parmeggiana.

Leia mais: Lamen vegano, uma receita perfeita para qualquer ocasião
Ingredientes da receita

2 berinjelas grandes;
1 colher de chá de sal;
6 colher de sopa de azeite de oliva;
2 dentes de alho amassados;
2 embalagens de molho de tomate;
1/2 xícara de manjericão;
2 xícaras de farinha de rosca;
1 xícara e meia de queijo parmesão fresco;
1 xícara de farinha;
4 ovos grandes;
500 gramas de queijo mozarela fresco.

Passo a passo da berinjela à parmeggiana
Berinjela à Parmeggiana (Foto: Istock) Berinjela à Parmeggiana (Foto: Istock)

Em primeiro lugar, para a preparação da berinjela à parmeggiana, é necessário que corte as berinjelas em rodelas finas de, aproximadamente, 1 centímetro. Em seguida, adicione um pouco de sal por cima delas para soltar a umidade.

Logo, deverá preparar o molho, aquecendo 1 colher de sopa de azeite de oliva em uma panela a fogo médio, onde deverá acrescentar o alho cortado e refogar durante 2 minutos. Em seguida, acrescente o molho de tomate e aumente o fogo até que tudo se incorpore e cozinhe durante alguns minutos.

Posteriormente, combine a farinha de rosca junto com um pouco do queijo parmesão em um prato. Em outro prato, coloque o ovo e, por último, em outro prato, a farinha. Enquanto isso, já pode deixar o forno pré-aquecendo a uma temperatura de 200 °C. Agora, passe cada rodela pela farinha, depois pelo ovo e, finalmente, na farinha de rosca com queijo.

Quando finalizar, coloque em cima de uma assadeira previamente untada e finalize com um pouco de azeite de oliva. Por fim, leve ao forno durante 20 minutos até a preparação ficar bem dourada.

Então, em um novo recipiente apropriado para o forno, coloque o molho de tomate na parte inferior, por cima a berinjela, o queijo mozarela, repetindo o processo. Por último, adicione o restante do queijo parmesão e volte para o forno por mais 35 minutos para derreter. Agora, resta aguardar 10 minutos antes de cortar e servir.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo para a berinjela à parmeggiana é que coma em companhia de uma bela massa ou inclusive um arroz fresco, que certamente será perfeito para a combinação. Para aqueles mais ousados, faça uma batata frita para ter o clássico italiano na sua versão brasileira.

Portanto, saiba mais: Hambúrguer de falafel: a melhor receita vegetariana para seu sábado

 

O mundo das letras e da comunicação reflete o mundo real pelas suas nuances e sabores, e, é através desses sabores que me encontrei como redatora da pasta de Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Nascida em São Paulo, sou aluna do 3o ano de Direito, casada, mãe de um menino maravilhoso e de diversos pets. E-mail: [email protected]. Instagram: @nayla_mayara