Bacalhau com grão-de-bico: receita sofisticada para o jantar especial

Bacalhau com grão de bico
Bacalhau com grão-de-bico: receita sofisticada para o almoço de domingo/Reprodução Canva

Quem ama bacalhau, com certeza vai curtir a receita do dia, que é uma delícia e tem grande chance de agradar a todos. Desse modo, hoje, 12 de janeiro, o Cozinha & Receitas vai te ensinar a fazer um delicioso bacalhau com grão-de-bico em casa.

Apesar de parecer uma receita mais difícil de fazer em casa, o bacalhau com grão-de-bico tem um nível de dificuldade entre fácil e mediana. Ademais, consegue render cerca de 4 porções. Sendo assim, é um prato para ser consumido em família.

Veja mais: mousse de maracujá cremoso: receita gostosa para a hora da sobremesa
Saiba como fazer bacalhau com grão-de-bico
Todavia, a receita do dia pode ser uma ótima opção para o almoço e também para o jantar. Além do mais, o bacalhau com grão-de-bico também pode ser uma boa pedida para servir aos seus convidados em datas especiais.

Leia também: purê de maçã light: uma receita gostosa e irresistível para quem está de dieta
Ingredientes da receita
▪800 gramas de bacalhau em postas dessalgado;
▪6 batatas inteiras;
▪2 cenouras inteiras;
▪3 cebolas inteiras;
▪600 gramas de couve-troncha ou repolho com as folhas inteiras;
▪300 gramas de grão-de-bico demolhado (Que ficou de molho) por 4 horas;
▪4 ovos;
▪200 gramas de azeitonas portuguesas;
▪Azeite a gosto;
Passo a passo do bacalhau com grão-de-bico
Bacalhau com grão de bico Bacalhau com grão-de-bico: receita sofisticada para o almoço de domingo/Reprodução Canva

Antes de mais nada, em uma panela grande, você deve água o suficiente para cobrir o bacalhau. Logo depois, coloque as postas na panela e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por mais 1 minuto e as retire. Reserve.

Nesse meio tempo, nessa mesma água, você deve cozinhar as batatas, as cenouras, a cebola, o grão-de-bico e as folhas, acertando o sal e retirando cada item no seu tempo de cozimento. Enquanto isso, cozinhe os ovos à parte para continuar preparando o bacalhau com grão-de-bico.

Em seguida, passe o bacalhau novamente pela água quente somente para aquecer, e depois, coloque-o em uma travessa e disponha ao lado os demais ingredientes da receita. No entanto, se preferir, rasgue as folhas e corte as batatas e as cenouras também. Por fim, decore com os ovos cozidos cortados ao meio e com as azeitonas.
Sugestão de consumo da receita
Inicialmente, você deve servir nosso bacalhau com grão-de-bico regado com bastante azeite. Aliás, se quiser você pode consumir nosso prato com arroz de forno para ficar ainda mais gostoso.

Confira agora: fritada com sobras: receita gostosa, fácil de fazer e super econômica

Paulista, redatora frellancer para uma loja de atacado de moda e um site relacionado ao mundo fitness. Entre outros cursos relacionados a redação, fez Marketing Digital e curso de SEO. Também faz frellas avulsos sobre os mais variados nichos como saúde, moda, celebridades, esportes, pets e receitas no Tecno Notícias.