Acelga gratinada com molho caesar: um jantar para juntar toda a família; aprenda agora essa receita

Acelga gratinada. Foto: Reprodução/iStok
Acelga gratinada. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de março, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: acelga gratinada com molho caesar.

Esta deliciosa acelga gratinada com molho caesar é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos, rende até 6 porções com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a acelga gratinada com molho caesar
Molho caesar – uma variação mais elaborada da maionese – é sucesso de público e crítica, né? Feito em casa com ingredientes fresquinhos, então… você não tem ideia de como fica gostoso!

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

1 maço de acelga pequeno;
1 filé de anchova;
Caldo de ½ limão;
½ xícara (chá) de óleo de milho;
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon;
1 gema de ovo;
Queijo parmesão ralado na hora a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo da acelga gratinada com molho caesar
Acelga gratinada. Foto: Reprodução/iStok2 Acelga gratinada. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, pré aqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta). Logo após, corte o maço de acelga em quartos no comprimento – mantenha a base para as folhas permanecerem unidas. Em seguida, lave sob água corrente, com cuidado para não separar as folhas, e deixe escorrer bem a água numa peneira. Enquanto isso, prepare o molho.

Então, pique fino o filé de anchova e transfira para uma tigela. Logo após, junte a gema, a mostarda, o caldo de limão, 2 colheres (sopa) de parmesão ralado e misture bem com um batedor de arame. Coloque um pano de prato sob a tigela para que ela não fique mexendo na hora de misturar.

Depois, regue com o óleo em fio, sem parar de mexer, até formar um molho grosso. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Logo após, numa assadeira grande, coloque os quartos de acelga com a parte cortada para cima.

Em seguida, espalhe o molho sobre cada pedaço e polvilhe com queijo parmesão ralado a gosto. Por fim, leve ao forno para gratinar por cerca de 15 minutos. Então, sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
A acelga gratinada com molho caesar fica uma delícia pura, mas também é um ótimo acompanhamento para um peito de frango grelhado, com um delicioso suco natural. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]