Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Tabuleiro: Maria Bethânia estreia podcast com música e literatura

No programa, a cantora discute música e literatura de forma descontraída com grandes autores brasileiros

Foto: Jorge Bispo/ Reprodução

A rainha da música popular brasileira, Maria Bethânia, em parceria com o poeta Eucanaã Ferraz, estreou um novo trabalho na última quinta-feira, dia 04. Trata-se do podcast chamado “Tabuleiro”, e o  Universo Pop verificou que os episódios trazem uma fusão entre a música e a literatura, numa discussão descontraída com convidados pra lá de especiais e bastante influentes no assunto. 

O programa, transmitido pela internet por meio da Rádio Batuta, e que se deu através de um convite do Instituto Moreira Salles (IMS), será composto por seis episódios relacionados à literatura e à música. Bethânia, em conjunto com o poeta Eucanaã Ferraz, traz, gratuitamente, um novo episódio a cada quinta-feira e o último irá ao ar no dia 9 de dezembro.

Confira: Mulher que falou sobre beijo de Mirella e João Guilherme foi expulsa da festa de Deolane e mostra marcas de agressão

Neste primeiro episódio, a cantora abordou Clarice Lispector, grande exponencial da literatura brasileira, sendo considerada uma das mais importantes do século XX com inúmeros romances, contos e ensaios publicados, entre as publicações mais conhecidas estão “Perto do coração selvagem” (1944), “Laços de família” (1960) e “A maçã no escuro” (1961).

No programa, além de Clarice Lispector, foi tratado sobre  a música negra norte-americana. A dedicação inicial fica ao irmão da cantora:

“a meu irmão Caetano, que me ensinou Clarice Lispector e o blues, com suas vozes extraordinárias”, declara Bethânia.

O episódio trouxe canções de Nina Simone, Billie Holiday e J.B Lenoir, intercalando com trechos de romances, contos e crônicas de Clarice declamados por Maria Bethânia, que escolheu as canções e autores presentes nos programas, enquanto isso, Eucanaã decidiu os trechos lidos e discutidos pela cantora.

Confira: Chamado de grude, affair de Grazi Massafera, Alexandre Machafer, comenta publicação da atriz e leva web à loucura

Após seu novo disco “Noturno”, lançado em julho, e um longo período preocupada apenas em se cuidar por conta da pandemia,  agora, Maria Bethânea se aventura ao novo projeto com uma divertida maneira de fazer e disseminar a arte de forma mais acessível possível.

Em entrevista ao Jornal O Globo, o parceiro Eucanaã afirma: “É uma coisa bonita de se ver uma artista como a Bethânia, que criou uma carreira tão sólida, com repertório próprio, se arriscando e se abrindo para o novo com tanto entusiasmo”. 

Em spoiler ao jornal O Globo, a cantora revela a empolgação com o novo projeto, que nos próximos episódios contam temas sobre Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e até Chico Buarque, o qual confirmou presença, além das leituras de  Sophia de Mello Breyner, Eugênio de Andrade, Manuel Alegre e vários outros.

Opinião da jornalista

Particularmente, sou fã da Maria Bethânia, com toda sua intelectualidade e voz. A poesia dela é visível no jeito de ser e, também, em todos os seus trabalhos e isso cerca toda sua família. O programa, ao meu ver, é uma maneira de educar levando música, cultura literária a todos, por se tratar de um programa gratuito. É algo que o meio “podcast” oportuniza, gerando maior acessibilidade a conteúdos de qualidade como o “Tabuleiro”.

Leia também: Marília Mendonça encanta web com declaração pública para a mãe

Comentários estão fechados.