Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Gloria Pires, mesmo em isolamento, dá a sua contribuição para o cinema mundial

A atriz gravou um depoimento sobre uma das mais importantes instituições do cinema brasileiro e internacional

Gloria Pires - Foto reproduzida do Instagram

A atriz Gloria Pires repostou hoje (07), em sua conta do Instagram, um vídeo que gravou, em sua casa, sob isolamento social, para a comemoração dos 65 anos da Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro.

O depoimento de Gloria Pires enaltece o papel da instituição nas atividades de “preservação e difusão do cinema brasileiro e mundial”. Enquanto profissional reconhecida na arte cênica, ela desejou “Vida longa!” a esse departamento tão importante da nossa cultura.

Confira essa: Cleo participa do Pego, Penso ou Passo com Matheus Mazzafera e atualiza sua lista, imperdível

Na mesma postagem, Gloria deu importantes informações para os cinéfilos de plantão: “Como o auditório Cosme Alves Netto permanece fechado no esforço de combate à pandemia, a comemoração de aniversário da Cinemateca do MAM será online. No dia 10 de julho, sexta-feira, uma canal na internet será inaugurado com a Mostra Cinemateca 65 Anos. E no dia 13 de julho começa a Mostra Petrobras de filmes para crianças. Todas as sessões são gratuitas.”

Veja: Antonia Fontenelle convoca pais brasileiros para analisar conteúdos de Felipe Neto e promete derrubar máscaras

O cinema no Brasil e o Museu de Arte Moderna

De acordo com uma postagem de hoje, no Instagram do MAM – Rio de Janeiro, a respeito da história, “Em julho de 1896, uma novidade chegava ao Brasil: o cinema. A primeira exibição foi realizada em uma sala na Rua do Ouvidor, Centro do Rio, para uma pequena platéia. No mesmo mês de julho, mas 59 anos depois, aconteceu outro marco do audiovisual brasileiro: foi fundada a Cinemateca do MAM.”⠀

Sobre a comemoração e a função do museu, o post também informa que “Neste 7 de julho celebram-se seus 65 anos de atividades, que incluem o desenvolvimento de diversas gerações de cinéfilos, cineastas, preservadores audiovisuais e interessados na história e na memória do cinema.” 

Na agenda: “as comemorações começam nesta sexta (10/07) com a Mostra Cinemateca 65 Anos que reúne três longas e cinco curtas, em quatro programas online. Como o auditório Cosme Alves Netto permanece fechado devido à pandemia, uma sala de exibição na Internet acaba de ser aberta na plataforma Vimeo.”⠀

Leia também: Após live bem produzida Joelma mostra os figurinos do show: qual o preferido de vocês

Comentários estão fechados.