Nova moeda digital no mercado: África do Sul faz testes de protótipo

Novidades no mundo das criptomoedas, dessa vez, na África do Sul

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque – Santa Catarina, quinta-feira, 24 de março – Não é de hoje que muitos países estão apostando em criar a própria moeda digital. Dessa vez quem realiza novos testes é a África do Sul junto ao Bank for International Settlements.

Continua depois da publicidade

Os testes foram realizados em um sistema protótipo que deve permitir que moedas digitais possam ser comercializadas no próprio banco central do país. O Humor do Mercado traz mais informações sobre a novidade, para saber mais continue lendo.

Saiba mais: Quais são os números mais sorteados da Mega-sena? Clique e descubra agora

Moeda digital Projeto Dunbar

Com nome de Projeto Dunbar, a moeda digital da África do Sul tem grandes e expectativas para o mercado local, principalmente por permitir que transações sejam feitas diretamente usando a moeda, o que reduziria o tempo e os custos das operações.

Além disso, com o intuito de diminuir a dependência de empresas intermediárias, o uso de criptomoedas pode facilitar transações com outros países também, entre o Banco de Reserva da África do Sul e outras nações.

Grandes instituições envolvidas

Além do banco central principal do país, existem outras instituições grandes envolvidas no projeto, como é o caso do bank Negara Malaysia, o Banco Reserva da Austrália e o Monetary Authority de Cingapura. A ideia é transformar as plataformas existentes em uma única.

Continua depois da publicidade
Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia, os pagamentos domésticos podem ser feitos entre bancos distintos, contudo, o que é para ser feito internacionalmente, ainda não existe. Mas, atualmente essas liquidações são feitas através de correspondentes, onde se mantém as moedas estrangeiras. Portanto, algo que exige inúmeros registros, muitas pessoas envolvidas, mais tempo e mais custo, diferente do que aconteceria já houvesse a moeda digital.

Entenda sobre o assunto: Veja como o governo russo investe nas criptomoedas para ter porto seguro em meio a guerra

Pagamentos internacionais mais rápidos

Com a criação de novas criptomoedas, o país poderia ser mais ágil em fazer seus pagamentos internacionais, além de reduzir os custos internos. Contudo, o projeto da moeda digital ainda está no início e exige muito estudo para saber qual será o comportamento dela no mercado e também internamente.

O projeto Dunbar se destaca para melhorar o setor e também para garantir muitas possibilidades. Contudo, tudo o que estiver emitido pela plataforma desenvolvida, deverá estar compartilhada com os parceiros.

Uma outra moeda digital já havia sido testada pelo banco da África do Sul, mas na época se tratava de um uso doméstico. Sendo assim, o programa Project Khoka, conforme anunciado pelo país e noticiado na plataforma do Yahoo na última terça-feira (22), conseguiria usar uma blockchain independente para acelerar os pagamentos do país. No canal Sem Cérebro Sem Ganhos, ele explica como uma criptomoeda pode crescer rapidamente.

Confira: Como fazer o imposto de renda 2022? Saiba como não cair na malha fina

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies