Aumentos da Selic podem prejudicar empresas de pequeno porte

As empresas pequenas acabam sendo mais prejudicadas com a alta da Selic, devido ao aumento do crédito no mercado

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque – Santa Catarina, quinta-feira, 24 de março – Os últimos aumentos da Selic, taxa básica de juros, vêm causando sentimentos contraditórios no mercado. Enquanto os investidores na renda fixa afirmam que essa é uma ótima oportunidade, os donos de micro e pequenas empresas estão preocupados.

Continua depois da publicidade

Com a taxa a 11,75% e expectativa de subir ainda mais até maio, essa pode ser uma notícia ruim, principalmente por tornar a taxa parte da política monetária do país. O Humor do Mercado vai explicar com mais detalhes, como o controle da inflação pelo Banco Central, faz com que os preços subam tanto.

Saiba mais: Petz (PETZ3) sobre cerca de 14% em uma semana; saiba se é hora de comprar

A alta da inflação e as pequenas empresas

Com os aumentos da Selic, muitos pequenos empreendedores acabam sofrendo com o aumento dos preços, principalmente pelo controle da inflação que passa a ser instrumento de política monetária.

Sendo assim, as taxas de juros para quem precisa de linha de crédito também aumentam e isso diminui o interesse para novos financiamentos e possíveis novas expansões e crescimento. Portanto, esses aumentos acabam tendo impacto direto no crédito das empresas pequenas.

Taxa média de juros para pequenos negócios

Para você

O que é ESG e como esse sistema contribui para melhorar a imagem da…

Continua depois da publicidade

Como bloquear operadoras de telemarketing definitivamente: confira…

Continua depois da publicidade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, mostrou que no ano passado (2021), a taxa de juros era cobrada, em média, para as micro e pequenas empresas, na faixa de 26,5% ao ano. Contudo, nessa época o valor da Selic estava em 2%.

No fim do ano passado, com os aumentos da Selic para 9,25%, o valor do juro médio cobrado passou para 31,1% ao ano. Sendo assim, enquanto a taxa básica de juros aumenta, as demais também sobem de valor e podem prejudicar todo um setor, de acordo com a Canaltech que realizou a matéria no portal do Yahoo.

Leia também: Como saber se tenho dinheiro no Banco Central? Confira a passo a passo

Os cuidados com as dívidas depois dos aumentos da Selic

Como todo empreendedor precisa estar atento e cuidar muito bem da gestão, é fundamental se manter longe das dívidas. Com os aumentos da Selic, o melhor a se fazer é evitar ao máximo precisar de qualquer tipo de crédito. Mesmo com a intenção de uma nova expansão ou necessidade de investimento, é melhor esperar um momento mais propício.

O melhor a se fazer é o corte de gastos, esperar que aconteça um aumento do fluxo de caixa, e trabalhar para que estratégias mais baratas tenham resultados eficientes, sem a necessidade de pegar dinheiro emprestado. O Rodrigo Gemenes mostra no vídeo abaixo, como a empresa deve se proteger.

Veja mais: Quais são os números mais sorteados da Mega-sena? Clique e descubra agora

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies