Impactos da guerra: pãozinho e churrasco mais caros e até PIB reduzido

Muito além do pãozinho e do churrasco, saiba os impactos da guerra para a economia

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São José do Rio Preto, segunda-feira, 21 de março – O pãozinho e o churrasco tradicional do fim de semana do brasileiro estão mais caros. Reflexos diretos do conflito na Europa, que tende a aumentar a inflação global. E como resultado, elevando o preço dos alimentos e prejudicando os mais pobres.

Continua depois da publicidade

O Humor do Mercado vem trazer os impactos imediatos ao Brasil, ainda em recuperação da pandemia e dos efeitos do isolamento social. Antes de tudo, á invasão da Ucrânia traz inúmeros prejuízos econômicos, mas é preciso ressaltar aqui as questões humanitárias. Mesmo a distância, os brasileiros também sofrerão com os alimentos mais caros.

Pãozinho e churrasco mais caros e até PIB reduzido. Impactos da guerra - Freepik
Pãozinho e churrasco mais caros e até PIB reduzido. Impactos da guerra – Freepik

Leia também: Como montar uma carteira de investimentos? Vou te mostrar a forma correta agora

A Rússia e Ucrânia são importantes exportadores de trigo para o Brasil

Dessa forma, países mais pobres como o nosso, serão muito mais afetados com os aumentos dos alimentos. Vale salientar que a Rússia é a maior exportadora de trigo do planeta, assim como a Ucrânia, está entre os dez maiores.

Apesar das dimensões continentais, o Brasil importa 60% do que consome por aqui. Além disso, cerca de um terço vem da região do conflito. A população carente do país é que sentirá ainda mais a inflação em sua alimentação, conforme artigo de ontem do portal Jovem Pan.

Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Confira: Corretoras de criptomoedas se recusam a apoiar sanções contra a Rússia

Muito além do pãozinho e do churrasco

Teremos ainda, outras preocupações, como as oscilações recentes do petróleo com impactos diretos no transporte público, por exemplo. Além disso, os fretes também devem ficar mais caros, pressionando ainda mais os preços dos alimentos. Também é preciso lembrar a dependência brasileira dos fertilizantes russos.

Dessa forma, o governo brasileiro já iniciou negociações com outros países produtores de fertilizantes, como o Canadá. Além de incentivar junto aos agricultores brasileiros, formas de potencializarem as plantações utilizando menos fertilizantes. E por último, facilitando a entrada no país de novos produtos, tornando o processo menos burocrático.

Contudo, não podemos esquecer ainda que estamos em ano eleitoral. E dependendo da duração do conflito, essas consequências podem ser exploradas de maneira superficial por todos os candidatos, da situação ou oposição. Quer saber um pouco mais sobre os impactos da guerra na nossa economia? Então veja o vídeo abaixo do canal BBC News Brasil.

Não deixe de ler: Como os salários estão sendo pagos em criptomoedas? Confira agora

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies