Como os salários estão sendo pagos em criptomoedas? Confira agora

Veja o primeiro país a legalizar salários em ativos digitais

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, segunda-feira, 21 de março – Receber o salário em criptomoedas parece algo muito futurista, no entanto, isso está cada vez mais perto de se tornar real. Com o avanço e aceitação desses ativos, é normal que as empresas busquem acompanhar essa tecnologia. 

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, o pagamento em forma de moeda digital pode estar mais próximo do que você pensa. O Projeto de Lei 3908, de 2021, do deputado paranaense Luizão Goulart (Republicanos) pode fazer com que parte do pagamento de setores públicos e privados possa ser feito por meio das criptomoedas. Vamos entender mais aqui no Humor do Mercado.

Confira: criptomoedas, você sabe quais são as mais promissoras, para esse ano? Confira

Salário em criptomoedas no exterior

A Argentina passa por um processo de instabilidade econômica, o que incentiva o avanço de moedas digitais deflacionárias, como o Bitcoin, então, esse é um dos motivos que colaboram para o número expressivo de empregados pagos com criptomoedas no país. Outro motivo é a legislação do país vizinho, que permite que as empresas paguem até 20% do total da remuneração em espécie.

Como os salários estão sendo pagos em criptomoedas? Confira agora
Como os salários estão sendo pagos em criptomoedas? Confira agora / Créditos de imagem unsplash

Dessa forma, as empresas de tecnologia estão pagando empregados em criptomoedas ligadas ao dólar, assim como em Bitcoin e Ethereum. Entretanto, isso não agradou o Banco Central, que afirmou se tratar de uma moeda nova, descentralizada e que não tem garantias.

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Leia também: qual o tempo máximo que meu nome pode ficar no Serasa e SPC? Descubra agora

Para além da Argentina, outro país com forte tendência a pagar salários em moedas digitais é a Nova Zelândia. Sendo este o primeiro país a legalizar salários em ativos digitais, em setembro do ano de 2019. Assim como nos Estados Unidos, em que já pode receber salários em criptomoedas. 

A hipótese é viável no Brasil? 

Essa hipótese é viável no Brasil? Então, vamos entender, diferente dos outros países citados, que possuem uma legislação aprovada para o uso das criptomoedas, o Brasil ainda possui alguns entraves legais. Dessa forma, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) afirma que o salário no país deve ser pago na moeda corrente, que se trata do real.

Dessa forma, o empregador que pagar em qualquer outra moeda, incluindo criptomoedas, pode sofrer algumas consequências jurídicas. Isso mesmo que haja um consenso entre o empregador e o funcionário. Outros países citados evoluíram para o uso de moedas digitais em diversos locais e de diversas formas, inclusive como salário, então esse pode ser o caso do Brasil no futuro.

De qualquer forma, não podemos negar a evolução no meio dessa tecnologia, e a instabilidade econômica incentiva de forma muita mais rápida, o avanço do dinheiro digital,  segundo uma matéria publica por, Angélica Serrano-Román no portal do Valor Globo, em março de 2022. Veja o vídeo, “Como ganhar dinheiro com Bitcoin – Passo a passo”, esse é um vídeo do canal, “Bruno Rocha Trader”, do YouTube.

Confira: Nubank cria cartão de crédito com novos benefícios para clientes; descubra quem pode solicitá-lo

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies