São Paulo, quarta-feira, 16 de março, por Cristiane Luzio Rodrigues – China deixa a economia mundial em risco após surto de Covid-19. Desse modo, Xangai, maior central comercial chinês, inicia restrição para distanciamento social, segundo Julia Horowitz, em publicação este mês no site CNN Brasil.
A maior Bolsa da China, localizada em Xangai, teve uma queda acentuada nos últimos meses. Como a China é uma das maiores potências do mundo, o mercado financeiro de todos os países podem ser atingidos. O Humor do Mercado mostrará quais medidas da China para conter essa descida em seu mercado financeiro.
Economia mundial em risco após surto de Covid-19
Bolsa de Valores da China opera em queda
Logo após surto de Covid-19, a China, segunda maior economia mundial, está avançando com sua estratégia “Zero-Covid“. Porém, o índice de sua principal Bolsa de Valores, em Xangai (SSE), ainda não se recuperou da intensa queda do último ano.
Conforme demonstrado na imagem abaixo (SSE), a queda da bolsa chinesa se mantém no último ano. Ainda que a China tenha meta de crescimento para este ano de cerca de 5%, o mercado ainda está em queda. Sobretudo, esta meta é menor do dos últimos 30 anos na China.
Veja também: B3: confira as maiores altas e as maiores quedas; saiba mais
China vai injetar dinheiro na economia
Agora, para conter o coronavírus, a China suspende operações de grandes empresas e fecha escolas. Desse modo, confina mais de 40 milhões de seus habitantes. Porém, para acalmar os investidores, China sinaliza que vai injetar dinheiro na economia. Logo após a informação bolsa de valores de Xangai teve pequena alta. Veja abaixo imagem do índice chinês SSE em um período mensal:
Em resumo, o grande aumento de casos de coronavírus na China foi um grande impacto. Desse modo, após usar muito dinheiro para manter sua política de Covid Zero, o país não esperava um novo surto da doença. Por fim, para ilustrar, veja este vídeo:”VEJA Mercado | China decreta novo lockdown devido à Covid-19 e ações da Vale afundam”, do Canal vejapontocom, do YouTube.
Leia também: China tem novo surto do corona vírus e isola milhões de pessoas