Cartão de crédito, entenda sobre a taxa de juros e os cuidados para não se endividar, confira agora

O cartão de crédito pode ser um aliado do brasileiro, se bem utilizado

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, quarta-feira, 16 de março – O cartão de crédito é o vilão no orçamento de muitos brasileiros quando o assunto é endividamento. Segundo uma matéria publicada por Fernanda Trisotto, no portal do O Globo, em 2021, essa taxa de juros do rotativo dos cartões de crédito, já bateu os 343,6% no ano. E o maior problema é que, por não conhecermos a taxa de juros, conduzimos nossas compras sem muita responsabilidade. 

Continua depois da publicidade

Você conhece alguém que já gastou muito no cartão de crédito e depois não conseguiu pagar a fatura? Ou conhece alguém que começou pagar o rotativo e desse modo a dívida aumentou demais? Essa é a realidade de muitos brasileiros, por isso vamos te ajudar com informações úteis, aqui no Humor do Mercado. 

Confira: Nubank, veja como você pode acessar o seu Informe Rendimento

A taxa de juros do cartão de crédito chegou a 346% no final de 2021

Com uma taxa de juros dessas, entrar no rotativo do cartão é a mesma coisa que assumir que não conseguirá mais pagar a dívida. O escalonamento do valor é absurdo, e os consumidores que entram no rotativo ficam escravos da dívida. A melhor escolha é nunca entrar no rotativo. 

Cartão de crédito, entenda sobre a taxa de juros e os cuidados para não se endividar, confira agora
Cartão de crédito, entenda sobre a taxa de juros e os cuidados para não se endividar, confira agora / Créditos de imagem pixabay

Outra forma de pagar o cartão quando não se tem o valor completo da fatura é o parcelamento da fatura. Os juros são menores, e mais vantajosos para o consumidor, a taxa do parcelamento no final do ano de 2021 foi de 170%. A metade da taxa de juro do rotativo. 

Leia também: crédito para negativado, caixa libera linhas de crédito de até R$ 3.000

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Veja como ficou a inadimplência no final de 2021

A princípio, a inadimplência foi baixa, apenas 2,3% em outubro. Se pensarmos na situação econômica do nosso país devido à pandemia, o percentual foi pequeno. Desse modo, ou muitas pessoas aprenderam a trabalhar com o cartão de crédito, ou gastaram menos no ano. 

O cartão de crédito pode ser um aliado do brasileiro, se bem utilizado ele pode ajudar o orçamento. O problema é que pela falta de educação financeira, nós brasileiros acabamos nos endividando. E desse modo, sofremos as consequências de termos nosso nome negativado. 

Como não se endividar com o cartão de crédito?

Primeiramente, o consumidor precisa entender que o limite do cartão não faz parte da renda dele. Ou seja, não é preciso gastar o limite todo do cartão como se fosse parte do seu salário. Afinal de contas, será preciso pagar no mês seguinte a fatura. 

Outra coisa importante é não esquecer de contar com as parcelas em seu orçamento. Alguns cartões têm limites separados, um para compras parceladas e outro para o gasto do mês. Porém, ambos precisam de pagamento, coloque tudo em seu orçamento do mês, e pense antes de gastar. Veja o vídeo, “O que é crédito rotativo e o que ele tem a ver com o atraso da sua fatura? | Direto ao ponto”. Esse é um vídeo, do canal, “Nubank”, do YouTube.

Confira: empréstimos consignados estão em alta no Brasil, entenda os motivos

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies