SIM Digital, a nova linha de microcrédito do governo. Conheça as regras e quem pode solicitar

Com crédito para pessoas físicas e MEIs, o novo programa do governo incia as operações em 28 de março

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, terça-feira, 22 de março ─ No último dia 18 o Diário Oficial da União publicou a Medida Provisória (MP) que define as regras do SIM Digital, a nova linha de microcrédito do governo federal. O benefício vai dar crédito tanto para pessoas físicas quanto para os microempreendedores individuais (MEIs).

Continua depois da publicidade

Com o início das operações previsto para o dia 28 de março, o Programa de Simplificação de Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital) prevê condições e valores diferentes para cada categoria. Como sempre, o Humor do Mercado explica tudo aos seus leitores.

Leia também: Como a educação financeira influencia sua vida? Confira os benefícios

As regras do SIM Digital, a nova linha de microcrédito do governo

Em primeiro lugar está uma facilidade que vai atrair muita gente: pessoas físicas poderão pegar até mil reais para pagar em 24 meses, mesmo que estejam negativados nas empresas de proteção ao crédito. Além disso, a taxa de juros também é atraente, com o valor a partir de 1,95% ao mês. Por outro lado, o microempreendedor individual poderá pegar até R$ 3 mil, e vai pagar em 24 parcelas com juros a partir de 1,99 ao mês.

Uma das exigências para conseguir o crédito é a comprovação de uma atividade produtiva, seja no comércio ou na prestação de serviço. Além disso, quem já teve uma operação de crédito ativa até 31 de janeiro de 2022 não poderá aderir ao sistema. O governo fará a verificação no Sistema de Informações de Créditos do Banco Central do Brasil. A norma atinge os MEIs, assim como as pessoas físicas.

Outra restrição para a obtenção do crédito é uma condenação que se relacione ao trabalho em condições similares ao trabalho escravo ou infantil. Assim, o MEI ou a pessoa física nesta situação não devem fazer o pedido, já que será negado.

Continua depois da publicidade
Para você

O que é ESG e como esse sistema contribui para melhorar a imagem da…

Continua depois da publicidade

Como solicitar o empréstimo

Pessoas físicas poderão solicitar o empréstimo pelo celular no aplicativo Caixa Tem. Logo, o sistema é automático e a análise estará concluída no máximo em uma semana. Entretanto, os microempreendedores devem se dirigir a uma agência da Caixa para contratar o empréstimo de forma presencial. Há uma previsão de 45 dias após o início das operações para que os MEIs possam contratar pelo Caixa Tem.

Saiba como o aumento da inflação muda os hábitos de alimentação dos brasileiros mais pobres? Confira

O Fundo Garantidor de Microfinanças (FGM) da Caixa Econômica Federal (CEF) vai ser o executor do programa. O recurso inicial será de R$ 3 bilhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A estimativa do governo é beneficiar cerca de 4,5 milhões de pessoas com o SIM Digital. Nesse sentido, o governo pretende estimular a formalização de muitos trabalhadores, além de aumentar o acesso ao sistema de crédito aos que desejam empreender.

Portanto, a população terá um novo caminho para iniciar um pequeno negócio, como já acontece no crédito amigo do BNB, por exemplo. No site do G1 é possível ler uma reportagem sobre o tema. Além disso, no canal do Instituto Montanari  tem um vídeo que trata do assunto e você pode assistir abaixo.

Leia também: Montadoras vendem carros mais baratos por causa da falta de chips. Veja os detalhes

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies