Para manter a empresa sempre atualizada é fundamental acompanhar as tendências de mercado. Existem muitos caminhos a percorrer durante o processo do empreendedorismo, e acompanhar as novidades, é uma delas. Nesta quinta-feira, 10 de março, vamos explicar como isso é competitivo.
O mercado de trabalho, o mercado dos negócios, e boa parte do universo financeiro segue tendências que mudam de tempos em tempos. Portanto, independente de qual seja a área, estar atualizado para atendimento e operação, são requisitos mínimos para se manter na ativa. O Humor do Mercado vai te explicar com mais detalhes, acompanhe.
Veja agora: Opções de empréstimo para MEI: veja 6 instituições que você precisa conhecer;
Entenda o que são tendências de mercado
Dentro do conceito de tendências de mercado, podemos levar o seu significado como um movimento de ideias. São novos comportamentos, novos hábitos e padrões que podem interferir de forma direta ou indireta no consumo.
Portanto, para quem atua no ramo do empreendedorismo, precisa aprender a observar esse movimento, principalmente se deseja avançar e fazer o negócio crescer. Encontrar o que os consumidores buscam na sua área de atuação e quais problemas precisam resolver, é um dos pontos principais.
Confira este post: Trabalhar home office: conheça opções que estão em alta como Freelancer e Trader
Categorias
As tendências de mercado podem ser divididas em três categorias diferentes. Sendo assim, em primeiro lugar está o modismo é uma delas, e mostra algo imprevisível e passageiro e muitas vezes de consumo rápido. Em segundo lugar a tendência, que indica um direcionamento do mercado. Algo que vai ter mais duração e consistência.
E por fim, as mega tendências. Entretanto, nesse caso, são comportamentos sociais, que envolvem o próprio público ou transformações tecnológicas que podem gerar novos padrões de consumo. Essas são as mais importantes e que precisam acompanhar.
Nascimento das tendências de mercado
As tendências de mercado não nascem da noite para o dia, embora muitas delas possam surgir rapidamente. Mas, cada uma leva um tempo para ser criada, adaptada e se movimentar no mercado, até atingir as necessidades do público.
Na grande maioria das vezes, elas nascem a partir de uma necessidade que os consumidores tenham ou de um déficit do mercado de algum setor. Por exemplo, muitos empreendedores começaram a usar a tecnologia durante a pandemia para continuar seus negócios e vender mais. Algo que era uma necessidade, já que estávamos em lockdown pela pandemia, e acabou virando uma nova tendência de mercado.
Sendo assim, vender pela internet se tornou uma mega tendência, principalmente usando as redes sociais. Portanto, muitas empresas passaram a vender até mais com isso, inclusive essa acaba sendo a principal importância de acompanhar o que muda no mercado.
No canal do Sebrae, várias dicas sobre como avaliar as tendências de mercado são dadas exatamente para quem é novo empreendedor. Veja abaixo e aprenda mais sobre esse assunto. Boa sorte. Até a próxima.
Confira esta matéria: Os axiomas de Zurique: um resumo das estratégias dos banqueiros suíços