Com a reabertura gradativa das lojas após o isolamento social, um dos setores que mais tem sido beneficiado e voltou a se destacar são as franquias. Hoje, domingo, dia 27 de fevereiro de 2022, vamos falar um pouco sobre esse segmento.
De antemão, a página Humor Do Mercado trará nesse artigo tudo sobre as franquia que mais se destacaram no ano passado. Além disso, aqui no blogue você acompanha vários outros assuntos relevantes do universo financeiro.
Leia também: Como a inflação afeta o seu bolso? Entenda aqui como isso impacta em seu dinheiro
Franquias: O que é esse modelo de negócio?
Franquia nada mais é do que um negócio onde o proprietário atua sob o nome de uma marca específica, usando necessariamente o mesmo modelo operacional. Nesse sentido, a grande vantagem desse modelo de negócios é não precisar criar uma marca do zero, pois uma franquia por si já é um modelo de negócio que provou dar certo e já tem uma estabilidade do mercado.
Além disso, se oferece todo um suporte ao franqueado, como treinamentos e consultoria, o que acaba sendo muito bom para empreendedores sem muita experiência de mercado. Contudo, é muito importante frisar que, ao adquirir uma franquia, seu modelo de negócio não pode ser alterado e só poderá trabalhar com o modelo operacional passado.
Confira também: Nova Carteira de Identidade Nacional, saiba detalhes de como solicitar
Quais foram as franquias que mais lucraram em 2021?
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) cresceu em 23% o número de lojas das principais franquias. Assim como foi em 2020, O Boticário liderou o ranking como a maior franquia do Brasil. Em segundo lugar figura a Cacau Show e em seguida o Mc Donald’s.
Dessa forma, Cacau Show e Mc Donald’s trocaram de lugar em comparação ao ano de 2020, porém ambas cresceram e aumentaran seu número de lojas, porém não na mesma proporção. Além disso, outras empresas figuraram nesse ranking entre elas: Ortobom, Subway, Burger King, Shell Select, BR Mania, CVC Brasil, Chilli Beans, Havaianas, Kopenhagen, Arezzo, entre várias outras.
Aliás, de modo geral a expansão do faturamento das franquias no ano passado foi de 10,7%. De acordo com a ABF, isso foi resultado da redução do isolamento social que culminou no aumento do consumo em lojas físicas. Sendo assim, a agência estima um aumento de 8% no valor do faturamento e 5% no número de franqueadoras para o ano de 2022. Neste vídeo, do canal Jorge Fugice, você encontra uma análise de dicas de melhores franquias para o ano de 2022. Confira:
Você também pode gostar: Franquias: descubra por que você deve investir nesse modelo de negócio