Nova Carteira de Identidade Nacional, saiba detalhes de como solicitar

Saiba mais sobre como será e como pedir sua nova Carteira de Identidade Nacional

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Revisado por: (Jessica Amanda Bernardo)
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O Governo Federal anunciou essa semana a criação da nova Carteira de Identidade Nacional e seu objetivo será unificar as informações principais do cidadão no mesmo documento. Hoje, sábado, 26 de fevereiro de 2022, vamos explicar como esse novo documento vai funcionar.

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De antemão, a página Humor Do Mercado vai explicar também o passo a passo para fazer o documento. Confira as informações e fique por dentro dessa notícia importante.

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A princípio a nova Carteira de Identidade Nacional será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros. Isso de acordo com o decreto que passará a valer a partir do dia 1° de março de 2022.

Segundo o Governo Federal, a mudança irá facilitar o acesso a informações dos cidadãos e para desburocratização dos sistemas. Afinal, a mesma trará todas as informações do cidadão no mesmo documento.

Quais informações vão constar na minha nova Carteira de Identificação Nacional?

Em suma, em sua nova Carteira de Identificação Nacional constará:

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  • Unidade Federativa (UF) e o órgão responsável por sua emissão;
  • A matrícula de nascimento ou registro de casamento;
  •  A assinatura, impressão digital e fotografia;
  • A data de validade;
  • E por fim elementos de segurança para validação da autenticidade como um QRCode.

Porém, há a possibilidade de se incorporar outros dados relativos à saúde como, por exemplo, tipo sanguíneo e fator RH, disposição para doar órgãos ou não, além de informações particulares que possam ajudar a preservar e salvar a vida do cidadão em situação de emergência.

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Qual a validade da nova Carteira de Identidade Nacional?

Dessa forma, o novo documento terá sua validade de acordo com a idade do cidadão:

  • Brasileiros de até 12 anos terão o documento válido por 5 anos;
  • Aqueles que tiverem de 12 a 60 anos terão o documento válido por 10 anos;
  • Porém, aqueles que tiverem mais de 60 anos terão uma identidade com validade indeterminada.

Como tirar minha nova Carteira de Identidade Nacional?

Primeiramente o indivíduo deverá comparecer ao Órgão Expedidor de seu Estado. Assim sendo, irá apresentar sua certidão de nascimento ou casamento. Dessa forma uma identificação do cidadão será realizada através da plataforma gov.br.

Em seguida o cidadão será informado da data para retirar o novo documento que virá em formato de papel. Porém, assim que o documento estiver em mãos, o mesmo poderá ter acesso também a carteira de Identificação em formato digital. Veja abaixo uma reportagem do canal “Band Jornalismo” sobre o tema:

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