Aluguel deve constar na declaração de imposto de renda? Descubra aqui

Inquilino e locador precisam informar todos os valores dos aluguéis na declaração de IR 2022

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, segunda-feira, 21 de março, por Cristiane Luzio Rodrigues – Aluguel deve constar na declaração de imposto de renda 2022. Ou seja, tanto locador quanto inquilino devem informar todos os valores dos aluguéis em sua declaração de IR.

Continua depois da publicidade

O Humor do Mercado mostrará que não somente quem recebe o aluguel deve inserir na declaração. Da mesma forma, o inquilino também deve informar os valores que pagou de aluguel no último ano. Portanto, mesmo não sendo abatido, o valor do aluguel pago deve ser declarado.

Leia também: Imposto de Renda: como saber se é preciso declarar carro ou moto

Aluguel deve constar na declaração de imposto de renda

Primeiro, a principal regra para obrigatoriedade da declaração de imposto de renda é o limite de rendimento tributável no ano anterior. Em outras palavras, hoje, para ter esta obrigação, deve ter recebido em 2021 mais de R$ 28.559,70.

Portanto, em se enquadrando nesta obrigação, se deve ater às informações que devem constar na declaração. Como, por exemplo, salário, benefícios do INSS e, também, aluguéis. Todavia, tanto aluguéis que recebeu quanto aluguéis que pagou.

Contudo, a Receita Federal obriga a declaração dos aluguéis para conseguir fazer o cruzamento com as demais informações. Ou seja, conforme matéria do Portal G1, os valores declarados por locador e inquilino devem ser compatíveis.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Confira também: Prejuízos na Bolsa de Valores também devem estar na Declaração de Imposto de Renda

Assim como se recebe aluguel, também deve declarar caso tenha vendido algum bem em 2021. Como, por exemplo, a venda de imóveis. Em suma, se ganhou algum dinheiro no ano anterior deve informa na declaração do IR. Até mesmo se fizer operações na Bolsa de Valores. Então, investidor, oportuno também lembrar esta obrigação.

Todos devem declarar que mora de aluguel?

Primeiramente, caso não se enquadre o limite de rendimento tributável (mais de R$ 28.559,70), não é necessário declarar. Ainda mais, em não se enquadrando nas demais hipóteses de obrigatoriedade da Receita Federal, não é necessária a declaração do IR somente por pagar aluguel.

Contudo, se verificou sua obrigação de declarar esta despesa, deve informar todos os dados na ficha “Pagamentos Efetuados”. Em seguida, preencher o campo “Aluguel de imóveis” com o valor total pago de aluguéis em 2021.

Ainda, não se esqueça do cuidado de sempre guardar os seus recibos de aluguéis que paga. Para ilustrar, assista este vídeo: Atenção! Novidades na ATENÇÃO! Novidades na Declaração do Imposto de Renda 2022! (IRPF 2022)”, do Canal Economirna, do YouTube.

Veja mais: Imposto de renda: investimentos isentos de tributação; confira

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies