Como a educação financeira influencia sua vida? Confira os benefícios

Entenda como a educação financeira pode lhe fazer rico em dinheiro e em virtudes

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, segunda-feira, 21 de março ─ A vida para ser produtiva, divertida, instrutiva e bem vivida, precisa de organização em todos os seus sentidos. Nesse caso, organização se torna um sinônimo de educação. Por isso, é de grande importância entender como a educação financeira influencia sua vida.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, a educação financeira não se aplica apenas aos que possuem muito dinheiro. Aliás, ela é muito necessária aos que ainda estão na luta para conseguir viver fora do vermelho. Mantendo o compromisso de informar bem aos seus leitores, o Humor do Mercado mostra alguns conceitos importantes sobre esse assunto.

Aprenda como ganhar dinheiro na Páscoa: conheça as estratégias de vendas dos especialistas

A educação financeira em seu conceito mais simples não é muito diferente da educação social ou ambiental, por exemplo. Significa viver bem entre as pessoas, tratar todos com respeito, cuidar do ambiente em que vive, mesmo tendo muito dinheiro.

Como a educação financeira influencia sua vida para melhor

Logo, a ideia de educação financeira vai além dos métodos de ganhar e preservar o capital. Ela exige posturas sóbrias, inteligentes, que possam minimizar os riscos de atos prepotentes e autoritários. Entretanto, a sociedade moderna dificilmente trata da educação financeira sob esse prisma.

De fato, ao procurar na mídia, o assunto se associa frequentemente às técnicas  de investimento que não falham, ao controle da equação receita-despesa, e outras fórmulas que levam o indivíduo para a aquisição de bens. Em outras palavras, somente o lado matemático, material da educação financeira.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Somar, multiplicar e dividir

Essas fórmulas funcionam, e aquele que seguir a regra de ouro, que diz para não gastar acima do que foi ganho conseguirá o sucesso. Muitos conseguem e perdem por não terem aprendido a conviver com a riqueza. Outros adquirem junto inúmeras doenças que se relacionam com o estresse e as frustrações que seguem o isolamento e a falta de calor humano.

Você sabe como o aumento da inflação muda os hábitos de alimentação dos brasileiros mais pobres? Confira

Na verdade, a maior prova da falta de educação financeira no mundo é a  desigualdade social que atinge as regiões mais pobres. Certamente que não é por falta de recursos que eles passam fome. Assim, aprender a dividir, e não apenas a somar e multiplicar os recursos também faz parte de uma boa educação financeira.

São difíceis de contar os prejuízos da separação da educação financeira das outras formas de educação, como a moral, por exemplo. Ensinada sempre nesse modelo de conquista que tem por base o egoísmo, como a educação financeira poderia influenciar sua vida para melhor?

Por fim, para aprender a ganhar e a juntar dinheiro por meio da educação financeira existem muitos artigos na rede. O Nubank trata do assunto em suas publicações, e o vídeo do canal do Fred Marques explica tudo muito bem.

Leia também: A antecipação do 13° salário dos aposentados e pensionistas começa a ser paga em abril

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies