Como cultivar batata baroa (no vaso)? É possível e você vai amar o resultado!

Aprenda com ter esse alimento no seu jardim

Anúncio


Hoje, 30 de Janeiro de 2022, aqui no Lar Doce Lar, vamos aprender como cultivar batata baroa no vaso, para que assim você possa ter esse alimento a sua disposição e fazer os melhores pratos.

Saiba como cultivar batata baroa no vaso

Apesar de se parecer com a batata inglesa, do qual é apreciada de varias formas na culinária brasileira, a batata baroa, também conhecida como mandioquinha, é de outra família. Ela é sul-americana, originaria dos Andes, e gosta de temperaturas frias, ou seja, ótima para ser cultivada no inverno.

Esse alimento tem uma raiz adocicada e é muito apreciada em cozidos e sopas, mas pode ser consumida de várias outras formas, como por exemplo em bolos e pães.

Ela é rica em vitaminas A, B1, B2, C, D e E, carboidratos, potássio, silício, fósforo, enxofre, cloro, cálcio, ferro e magnésio, ou seja, vale muito consumir e cultivar esse alimento.

A batata baroa pode ser colhida de 7 a 14 meses, portanto se você gosta do sabor desse legume e deseja ter cultivada em casa, anote as dicas de como fazer esse processo.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Horta em casa: saiba dicas especiais para ter sempre à mão seus próprios temperos

Continua depois da publicidade

Passo a passo de como cultivar batata baroa no vaso

batata-baroa-no-vaso
Batata baroa do seu quintal para sua mesa. Adobe Stock

Em primeiro lugar, para cultivar a batata baroa, separe um vaso furado com boa profundidade, pois a raiz precisa de espaço para crescer e se desenvolver. Um vaso de 50 cm de profundidade, altura e largura é ideal.

Você pode comprar mudas da plantas para cultivar em casa. A sugestão que use as estações com temperaturas mais baixas para plantar, pois é o que ela preferere.

A muda da batata baroa é uma brotação. Quando você compram vem um pedaço dela com um ponta da onde sairá as folhagens. Na hora de plantar, é importante deixar essa parte para fora da terra.

Veja como preparar o vaso com as seguintes camadas:

  • Faça uma cada com as pedrinhas de argila
  • Por cima coloque a manta de drenagem
  • E em seguida completa com substrato bem fofinho e solto
  • Coloque a muda da batata baroa, não esquecendo de deixar a ponta para fora da terra;
  • Depois disso faça uma cada de palhas secas e duras para proteger a muda de batata baroa
  • No final, molhe bem a ponta de vasar a agua.

Essa planta precisa de uma ambiente úmido para se desenvolver, sendo assim, sempre verifique como está o substrato e garanta que ele esteja sempre úmido, mas não encharcado.

Outra dica importante é garantir os nutrientes que a batata baroa precisa para se desenvolver, portanto prepare o substrato com um adubo rico em macro e micronutrientes.

Quando as folhas começarem a amarelar, é um sinal que ela esta pronta para a colheita, e a partir disso você pode fazer suas próprias mudas.

Veja também: Batata smile feita em casa: deliciosa, sem conservantes, sequinha e rende 3 porções; confira

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...