Vaso artesanal para plantas grandes: faça você mesmo gastando pouco

Faça em casa vasos para suas plantas

Todo apaixonado por plantas sabe antes de mais nada como é bom ter a casa cheia de verde. Além de deixar o ambiente decorado, as plantas também são capazes de proporcionar tranquilidade. Tirar um tempinho diário para cuidar das plantas, é sobretudo uma terapia que consegue tranquilizar até o maior nível de estresse. Nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2022, veremos um passo a passo para construir seu próprio vaso caseiro.

Continua depois da publicidade

A jardinagem é uma atividade indicada para todas as idades. Para começar a plantar seu jardim, não é necessário ter um espaço muito amplo ou externo. Da mesma forma, plantas de grande porte cabem dentro de apartamentos ou casas. Nesse sentido, o blogue Truques Caseiros traz uma dica de como fazer seu próprio vaso para plantas grandes, gastando apenas sobras de materiais de construção.

Veja mais: Misturinha prática para evitar xixi de cachorro dentro de casa

Continua depois da publicidade

Cuidados básicos com as plantas

Independente da espécie escolhida, as plantas necessitam de alguns cuidados básicos que precisam ser seguidos para se ter frequentemente um jardim saudável. Na hora de escolher qual tipo de planta ter em casa observe primeiramente o ambiente disponível para acomodar a espécie. Algumas plantas necessitam de receber o sol de forma direta, como as frutíferas, por exemplo.

Já as espécies de sombra são as mais indicadas para apartamentos e espaços internos, mas da mesma forma precisam de uma dose diária de claridade para se desenvolverem. Em seguida, observe qual a necessidade de água que a planta precisa para se manter hidratada. Algumas espécies de suculentas e cactos podem ser regados semanalmente, já bromélias necessitam de um maior volume de água.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Urina dos pets: elimine de vez o mau cheiro da sua casa gastando pouco

Faça seu vaso para plantas grandes

As plantas de grande porte tem um encanto especial, elas precisam ser acomodadas de forma a proporcionar que suas raízes estejam confortáveis para um crescimento ideal. Por vezes, estas espécies não são escolhidas devido o valor cobrado pelos vasos necessários para acomodá-las. Para finalmente resolver esta questão, aprenda agora a fazer seu próprio vaso com materiais de resto de obra.

Em primeiro lugar, separe quatro peças de cerâmica de sua preferência, um pouco de argamassa e se tiver pedaços pequenos de cano de pvc, e pedaços de fita grossa. Em seguida coloque as quatro peças de cerâmica encaixadas, fechando um quadrado, utilize a fita para manter as peças firmes. Então, no fundo, utilize um pedaço de papelão duro, faça pequenos furos para colocar os pedaços de cano de pvc visando a drenagem do vaso. Se quiser pode fazer os furos posteriormente utilizando uma furadeira.

Faça a montagem

De acordo com a indicação do fabricante, faça a mistura da argamassa, geralmente basta colocar água até que fique homogênea. Agora com uma colher de pedreiro, passe a argamassa nas laterais internas da cerâmica, caprichando no fundo e nas juntas laterais. Para o acabamento ficar mais bonito, finalmente pegue uma esponja e vá alisando a argamassa. Deixe secar por dois dias e pode soltar a fita da parte externa.

Com o vaso pronto, basta colocar um substrato adequado ao estilo de plantas. Constantemente ela pode precisar de uma maior permeabilidade do solo, ou de adubação frequente. Desse modo, é possível ter um vaso com plantas de grande porte em casa gastando pouco. Para mais dicas, veja o canal dicas do Mau:

 

Veja mais: O frizz estão te incomodando? Saiba como se livrar deles com essa hidratação poderosa

 

 

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies