Coelho de estimação: aprenda a criar e cuidar do seu pet em casa

Veja como receber em casa seu coelhinho de estimação

Ter em casa um animalzinho de estimação é por vezes uma forma de aliviar as tensões do dia a dia e desfrutar de uma companhia amigável e sempre bem humorada. Neste dia 21 de fevereiro de 2022, veremos como manter um coelho de estimação.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, é preciso avaliar qual o pet se adequa melhor as condições de espaço. E principalmente a disponibilidade de tempo e afinidade para cuidar do bichinho. Pensando nisso, o blogue Truques Caseiros apresenta algumas dicas para cuidar do coelho.

Existem hoje em dia diversos animais que se adaptam bem com a rotina doméstica e podem ser adotados como pet por toda a família. Frequentemente os coelhos são escolhidos por famílias que possuem crianças. Isto porque são muito dóceis e de fácil convivência.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Misturinha prática para evitar xixi de cachorro dentro de casa

Principais motivos para se ter um coelho em casa

Os coelhos são pequenos roedores que se adaptam muito bem como pets. Eles são acima de tudo animais muito silenciosos e discretos, ocupam pouco espaço e não geram muitas despesas. Nesse sentido, eles gostam bastante de ficar no colo de seus tutores e receber carinho, chegam até a dormir nesta posição.

Continua depois da publicidade

Pode-se  criar coelhos sozinhos ou com outros companheiros da mesma espécie. Em contrapartida, vale lembrar que os coelhos se reproduzes com uma frequência bem grande e cada ninhada vem com diversos coelhinhos. Se este não for o objetivo, vale investir em castrar o animal.

Não é aconselhável criar cachorros e coelhos no mesmo espaço. Isto porque a natureza de predador do cachorro acaba falando mais alto e existe sempre um risco eminente de fazer do coelho uma presa. Se for para ter os dois animais em casa, o ideal é que os espaços estejam sempre muito bem limitados a princípio por telas.

Veja mais: Urina dos pets: elimine de vez o mau cheiro da sua casa gastando pouco

Cuidados básicos com o coelho

Para se criar um coelho em casa, não é necessário realizar grandes modificações no ambiente. Ao passo que o pet ocupa pouco espaço e se adapta bem no ambiente doméstico.

O ideal é que exista uma gaiola espaçosa onde o animal possa descansar e se alimentar. Apesar disso, o coelho precisa de espaço para se exercitar, que pode ser na gaiola ou mesmo nos corredores da casa.

Sua alimentação consiste em rações específicas para coelhos, que podem ser facilmente encontradas em pet shop ou mercados especializados em animais. Assim deve-se fornecer um complemento de verduras, bem como folhas e frutas no máximo três vezes por semana.

Higiene e limpeza

Para avaliar a saúde do coelho, é necessária uma visita semestral ao veterinário. Ele é um animal muito higiênico e se limpa sozinho, não sendo necessário realizar banhos com frequência. Ou seja, apenas quando há um excesso de sujeira ou pelos muito embaraçados se deve dar banho no coelho.

Enfim o coelho é uma ótima opção para quem pretende ter um animalzinho que não requer muitos cuidados e tem uma valor de manutenção baixo. E acima de tudo são animais extremamente dóceis que atendem ao chamado e demonstram afeto, uma companhia muito agradável e fofinha. Em suma, para saber mais, veja o canal Info Petz:

Veja mais: Hamster: confira algumas dicas básicas para quem quer adotar um pet

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies