Bonsai: veja como é simples cuidar e cultivar essa planta em casa

Aprenda mais sobre esse método de cultivo que encanta tantas pessoas

O Bonsai sem dúvida é uma planta adorada por muitas pessoas, essa linda obra de arte chinesa tem como propósito reproduzir diversas árvores em sua versão miniatura. Portanto, muitas pessoas acabam evitando cultivar os Bonsais em casa por acreditarem ser muito difícil suprir todos os cuidados necessários com a espécie. Contudo, hoje dia 31 de janeiro o Portal Truques Caseiros vai apresentar alguns cuidados simples necessários com essa plantinha e te ajudar a cultivar suas próprias mudas com facilidade.

Continua depois da publicidade

Confira em seguida: Depilação: veja como fazer cera caseira com apenas dois ingredientes

Saiba mais sobre o Bonsai

Primeiramente, é importante ressaltar que o termo bonsai não se refere a uma espécie de planta especifica, e sim, a uma forma de cultivo. Trata-se de uma técnica antiga com origem chinesa cujo termo significa “árvore no vaso”, justamente, por serem cultivadas árvores em miniatura. Portanto, não há limitações com relação às espécies, podendo ser árvores com frutos e flores. Essas pequenas árvores podem durar tanto quanto sua versão maior, ou até mais, com alguns exemplares atingindo milhares de anos. Certamente uma forma linda de cultivar plantas em sua casa.

Continua depois da publicidade

Aprenda a cultivar seu Bonsai em casa da forma correta

1. Quantidade de água necessária

É importante ficar atento a quantidade de água necessária para o seu Bonsai, afinal, trata-se de uma planta delicada. No entanto, deve-se considerar diversos fatores para definir a rega da planta, variando conforme a espécie, tamanho, época do ano, clima, etc.  Mas para todos os casos você deve regar sempre que o solo estiver seco. Portanto, uma dica interessante é usar um palito de dente para conferir a umidade da terra. 

2. Adubação e solo 

Certamente outro fator fundamental para criar um Bonsai saudável é o cuidado com o solo. Para esta delicada planta, é importante ter um solo com uma boa drenagem de água, boa retenção e bem areado. Já sua adubação deve ser feita durante o principal período de crescimento da árvore, variando do início da primavera até o início do outono. Lembrando de tomar alguns cuidados adicionais com relação a plantas recém-transplantadas, que ainda estejam em adaptação ao novo ambiente. 

Você pode gostar: Confira 3 passeios ao ar livre para dar em São Paulo, você vai adorar

3. A poda é fundamental

Sem dúvida manter seu Bonsai com a poda em dia é de extrema importância para o cuidado e estética da planta. Portanto, deve-se aparar os galhos e folhas maiores que a medida desejada em média a cada três meses. 

4. Troca de vasos quando necessário 

Finalmente, vamos falar da troca de vasos, algo comum, mas que muitas vezes é esquecido e acaba prejudicando a planta. Então, observe as necessidades do seu Bonsai, quando ele apresentar certa demora na absorção de água, ou notar certo aumento na quantidade de raízes aparentes, pode significar que é hora de levá-lo para um vaso maior. O transplante deve ser feito com calma e, se necessário, com o auxílio de um profissional.

Por fim, agora você conhece um pouco mais sobre esse método de cultivo lindo e delicado, e conhece algumas dicas simples para cultivar sua própria planta em casa. Gostou? Você pode conferir estas e outras dicas no canal ABC do Bonsai.

Agora: Café da manhã: confira cinco receitas rápidas, deliciosas e muito saudáveis

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies