Água sanitária é melhor que cloro na limpeza? Descubra agora

Saiba tudo sobre os dois produtos e veja se sua escolha para a faxina é a melhor

Delfim Moreira, 23 de fevereiro de 2023, por Isabela Fernanda – Na hora da faxina, água sanitária ou cloro são os queridinhos das donas de casa, pois são ótimos para limpar e desencardir. Além disso, são produtos excelentes e que em pouco tempo deixam tudo brilhando apesar do cheiro forte.

Continua depois da publicidade

Entretanto, a água sanitária acaba agindo um pouco diferente. Mas, afinal, qual é o melhor para a faxina de casa? Quer descobrir tudo sobre esses dois? Confira a matéria completa e tire essa dúvida de uma vez por todas.

Água sanitária é melhor que cloro na limpeza? Descubra agora - Fonte: Canva
Água sanitária é melhor que cloro na limpeza? Descubra agora – Fonte: Canva

Qual a diferença entre cloro e água sanitária?

A água sanitária e cloro são produtos químicos diferentes, mas que possuem uma substância em comum: o hipoclorito de sódio. A diferença entre eles está na concentração dessa substância e na presença de outros ingredientes na composição.

Continua depois da publicidade

O cloro é uma solução mais concentrada de hipoclorito de sódio, com cerca de 10% do produto. Ele é usado principalmente para a limpeza de água de piscinas e outros ambientes, mas também pode ser usado para limpeza de superfícies.

A água sanitária é uma solução diluída de hipoclorito de sódio em água, geralmente com uma concentração de cerca de 2,5%. Ela costuma ter adição de outros ingredientes, como alvejantes, que também ajudam na remoção de manchas.

Continua depois da publicidade
Água sanitária é melhor que cloro na limpeza? Descubra agora - Fonte: Canva
Água sanitária é melhor que cloro na limpeza? Descubra agora – Fonte: Canva

Qual é melhor para limpar a casa?

Em relação à limpeza da casa, tanto o cloro quanto a água sanitária são ótimos na remoção de manchas e na limpeza profunda do ambiente. Sendo importante utilizar cada um deles de forma adequada e com cuidado para evitar danos ou acidentes.

A água sanitária pode ser usada para limpar e desinfetar banheiros, cozinhas e outras áreas da casa, mas deve ser usada com cuidado, pois pode ser corrosiva em superfícies sensíveis. Além disso, pode ser perigosa se ingerida ou inalada.

O cloro, por outro lado, é um gás tóxico e inflamável em sua forma pura. Por isso, não é melhor opção para a limpeza da casa, não por seus efeitos, mas por questão de segurança. Ele é usado para tratar piscinas, spas e como um desinfetante para água potável. 

Como usar a água sanitária na limpeza

A água sanitária é um ótimo limpador de superfícies encardidas, assim como é excelente para desencardir roupa branca. Além disso, ela serve para higienizar alimentos e para a faxina pesada de banheiros e cozinhas.

Seu uso deve ser feito diluído em água e, segundo uma matéria do site UOL, feita por Rodrigo Lara, em 16 de maio de 2020, não deve ser misturado com outros produtos de limpeza. Isso por ser um produto corrosivo e perigoso com outras misturas, e, como sozinha já garante uma limpeza completa, não há necessidade de gastar todos os produtos em uma única faxina.

Água sanitária é melhor que cloro na limpeza? Descubra agora - Fonte: UOL
Água sanitária é melhor que cloro na limpeza? Descubra agora – Fonte: UOL

Portanto, para usar é só diluir em água e ir aplicando com a ajuda de luvas e uma esponja para fazer a limpeza. Caso precise usar outro produto, faça a lavagem primeiro e, depois de enxaguar, proceda uma nova lavagem com o alvejante.

Por fim, os dois produtos têm um grande poder de limpeza, porém, cada um foi feito para uma tarefa. Por sua vez, qando o assunto é limpeza de casa, a água sanitária é melhor. Contudo, é importante seguir as instruções para ter uma limpeza eficaz com segurança. Quer saber mais sobre dicas de faxina? Não perca as matérias do Truques Caseiros.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies