Moradores do Rio de Janeiro que possuem deficiência pedem por acessibilidade

Moradores do Rio de Janeiro que possuem deficiência pedem por acessibilidade
Moradores do Rio de Janeiro que possuem deficiência pedem por acessibilidade — Fonte Canva

Rio de Janeiro, 09 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Moradores do Rio de Janeiro que possuem deficiência pedem por acessibilidade. A acessibilidade é um direito garantido às pessoas com deficiência (PCD), pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n°13.146, promulgada em 2015).

O Estatuto assegura e promove os direitos e liberdades fundamentas da pessoa com deficiência, possibilitando condições de igualdade para o exercício de seus direitos.

Assim, no blog Tecno Notícias, veja o indivíduo pode ser ter autonomia e viver em sociedade, exercendo à cidadania. Entretanto, apesar de garantido por Lei, este direito está para muitos, longe de ser alcançado.

Moradores do Rio de Janeiro que possuem deficiência pedem por acessibilidade

A acessibilidade, ou melhor, a falta dela, ainda é hoje um drama real na vida de muitos cariocas. As dificuldades vão desde infraestrutura, que dificulta a circulação na cidade, como ocorre com problemas para acessar ruas e calçadas. Até o acesso à determinadas áreas profissionais.

Algumas pessoas com deficiência travam grandes batalham em busca de mais inclusão e de mais recursos. Como no caso do Marcelo Cunha, 52 anos. Artista plástico, que em matéria apresentada pelo Portal G1 em 6 de julho deste ano. Conta que aos 21 anos de idade sofreu um acidente que o deixou tetraplégico.

Associação dos pintores

Logo após ver uma matéria em que uma pessoa usava a boca para pintar, tomou a decisão de fazer o mesmo. Marcelo é pós-graduado em Artes Visuais, faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Então chegou até a pintar obras apresentadas na paraolimpíada de 2016. Para Marcelo a palavra autonomia é especial!

A história do Marcelo nos mostra que uma deficiência não impede a execução da grande maioria das atividades e nem a conquista de mais espaço no mercado de trabalho. Porém, a pouca acessibilidade nas ruas do Rio de Janeiro é um verdadeiro empecilho para quem necessita se locomover em uma cadeira de rodas, por exemplo.

O desejo por mais acessibilidade no Rio de Janeiro é verdadeiro e compartilhado por muitos, que assim como Marcelo. Assim correm riscos desnecessários ao transitarem em ruas que não foram planejadas para atender as necessidades de pessoas com deficiências.

Enfim, é necessário que os direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, sejam postos em ação!

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.