Golpe do pix: entenda quais são e como evitar

Golpe do pix, descubra quais são os formatos de golpe e fraudes que estão sendo aplicados nas vitimas a fim de roubar dados bancários e principalmente dinheiro
Golpe do pix, descubra quais são os formatos de golpe e fraudes que estão sendo aplicados nas vitimas a fim de roubar dados bancários e principalmente dinheiro — Foto: Shutterstock

Golpe do PIX! Se você é fã dos pagamentos instantâneos com pix você vai querer saber sobre o novo golpe do pix. Então, acompanhe no blog Tecno-notícia para se manter atento e se prevenir nos pagamentos.

Golpe do pix: entenda quais são e como evitar

O pix, para quem ainda não sabe o que é, é um meio de pagamento eletrônico, feito de forma instantânea, lançado em outubro de 2020 e disponibilizado pelo Banco Central do Brasil.

Além disso, seu funcionamento efetivo foi feito a partir de novembro de 2020 e, atualmente, é diariamente utilizado por milhões de pessoas em todo o Brasil, principalmente por não ter taxa bancaria como as transferências costumam ter.

Sites falsos

Existem, assim, algumas variações dos golpes causados por pix, por isso, manter todo o cuidado ainda é pouco. Sendo assim, um golpe popular é o roubo de dados bancários que pode ser aplicado mesmo sem o uso do pix.

Desse modo, ele funciona ao disponibilizar acesso a um site falso que, depois, possibilita o roubo dos dados. No caso do pix, os golpistas utilizam mensagens que dizem ser para a criação da chave do pix, que possibilita as transferências. Assim, ao disponibilizar os dados pessoais, a vítima sofre o ataque.

Falha no pix

Outro golpe clássico é, sem dúvidas, o da falha no pix. Para isso, os golpistas prometem que, ao fazer a transferência de um determinado valor para uma chave pix especifica, a vítima receberia, futuramente, o valor em dobro.

Contudo, principalmente, devido a praticidade da operação, muitas pessoas não refletem sobre a possibilidade de uma fraude e, muitas vezes, perdem valores exorbitantes para os criminosos.

WhatsApp clonado e perfil falso

Outras formas muito comuns de aplicar golpes usando o pix é por meio do aplicativo do WhatsApp. Assim, os criminosos utilizam um perfil falso com nome e fotos da vitima ou, então, roubam o perfil oficial.

Por fim, começam a mandar mensagens aos contatos pedindo o dinheiro. Desse modo, é preciso, com o avanço das tecnologias, ter muito cuidado com as operações bancarias, principalmente por envolverem dinheiro.

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.