Assessoria Jurídica do Rio de Janeiro contesta a contratação de mais de 800 pessoas

Contratação de mais de 800 pessoas pelo Governo do RJ foi contestada pela assessoria jurídica do Estado - Foto:© Eliane Carvalho
Contratação de mais de 800 pessoas pelo Governo do RJ foi contestada pela assessoria jurídica do Estado — Foto: © Eliane Carvalho

Quer entender porque a Assessoria Jurídica do Rio de Janeiro contesta a contratação de mais de 800 pessoas? Confira no Blog Tecno-notícias o escândalo do repasse de salários à direção do centro de pesquisa. Entenda todas as implicações desse caso.

Assessoria Jurídica do Rio de Janeiro contesta a contratação de mais de 800 pessoas

Ex-funcionários denunciam o repasse de salários à direção do centro de pesquisa. Com um custo exorbitante de R$5 milhões, cerca de 800 pessoas foram contratadas pela Secretaria do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Entretanto, pela discrepância de números e a recusa da transparência de informações. Assessoria Jurídica conteste a acordo feito.

Qual é o quadro geral da situação dessas contratações?

Em todos os projetos que mobilizam dinheiro dos cofres públicos é necessário haver justificativas plausíveis e transparência dos processos. Afinal, o acesso a esses dados é de interesse público, pois é o dinheiro que vem dos impostos governamentais.

Por isso, a principal preocupação desse tipo de ocorrência não é exatamente o gasto gerado. Mas a falta de detalhamento das informações e das justificativas fornecidas. Além disso, o maior agravante da situação são as denúncias feitas por ex-funcionários.

Durante a semana do dia 11 de julho de 2022, um grupo de ex-funcionários do Ceperj se reuniram para fazer uma denúncia. Eles afirmam que repassavam boa parte de seus salários à direção da fundação por ordem da própria.

Qual é a defesa daqueles que estão envolvidos nesse escândalo?

Sobretudo, em relação ao questionamento sobre a falta de transparência, o estado do Rio de Janeiro não a contesta. Na verdade, eles investigam uma possível violação do Regime de Recuperação Fiscal. Além de apurarem possíveis erros nos relatórios gerados.

O Regime de Recuperação Fiscal diz respeito ao desequilíbrio fiscal pelo qual o estado passa nesse momento. Por meio dele, são feitos alguns cortes orçamentários não essenciais. Ademais, esse mecanismo também pode afetar o preço dos impostos sobre os produtos até que a situação se estabiliza.

Já quanto aos erros nos relatórios gerados, é preciso esclarecer que eles são feitos manualmente, no geral. Assim, afirma-se que um funcionário cometeu um erro de digitação de um resumo orçamentário. Segundo informações, o documento iria para a Secretaria da Casa Civil.

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.