Conheça as propriedades das flores do hibisco e veja quais são os seus benefícios

Conheça as propriedades das flores do hibisco e veja quais são os seus benefícios - Imagem: Canva
Conheça as propriedades das flores do hibisco e veja quais são os seus benefícios - Imagem: Canva

Rio de Janeiro, terça-feira, 1400 de fevereiro de 2023 por Amanda Barbosa – Os benefícios do chá de hibisco são muitos e por isso essas flores atraem tantas pessoas. No entanto, ela também pode ser cultivada tanto para decorar, como para montar paisagismos diferenciados em diversos lugares. Aliás, é comum vermos essa espécie por aí, seja em fotos, camisas e até em tatuagens.

No entanto, o que viemos falar neste artigo hoje, vai além da beleza do hibisco. Po isso, aqui no portal Tecno Notícias resolvemos ressaltar os benefícios dessas flores para a nossa saúde. Afinal, preparamos conteúdos diários sobre os mais variados assuntos: paisagismo, cultivos de flores e legumes, dicas e truques caseiros.

Conheça as propriedades das flores do hibisco e vaja quais são os seus benefícios - Foto: Pixabay

Conheça as propriedades das flores do hibisco e vaja quais são os seus benefícios – Foto: Pixabay

Benefícios do hibisco

Como mencionamos anteriormente, o hibisco possui diversas propriedades medicinais.  Além disso, seu uso pode ser feito por óleos essenciais, produtos, chás e através das flores. Entre os seus principais benefícios estão o controle do nosso organismo, auxílio no emagrecimento e combate a algumas doenças. Como, por exemplo:

  1. controle de colesterol
  2. possui ação diurética, por isso seu chá é muito recomendado para uso diário;
  3. ajuda na diminuição da pressão arterial;
  4. melhora a ansiedade e estresse;
  5. durante o dia pode te ajudar a se manter calmo;
  6. antioxidante e anti-inflamatório.

Em matéria publicada no portal Uol, da jornalista Samatha Cerquetani, em 19 de janeiro de 2019, fala mais sobre os benefícios do chá dessa planta.

Chá de hibisco ajuda a emagrecer e melhora a saúde; conheça os benefícios - Uol
Chá de hibisco ajuda a emagrecer e melhora a saúde; conheça os benefícios – Uol

Ou seja, são muitos os benefícios de utilizar diariamente este chá. Além do próprio chá, algumas marcar vendem biscoitos e geleias. No entanto, é possível fazer muitas receitas a base dessa flor. Basta usar a criatividade e inovar no seu cardápio. Vale lembrar que o consumo de chás e outros produtos naturais também precisam ser controlados.

Além disso, nunca use esses compostos sem indicação e supervisão de um profissional da área da saúde. Muitas vezes possuímos alergias que nem sabemos.

Curiosidades sobre o hibisco

  1. A flor de hibisco é nativa da África, mas é cultivada em todo o mundo por sua beleza e propriedades medicinais.
  2. Existem mais de 200 espécies diferentes de hibisco, com flores que vêm em uma ampla gama de cores, incluindo vermelho, rosa, branco, roxo e roxo.
  3. As flores de hibisco são comumente usadas em chás, sucos e como adorno em saladas, devido ao seu sabor adocicado e sua aparência atraente.
  4. Algumas culturas acreditam que a flor de hibisco simboliza amor, paixão e devoção.
  5. As flores de hibisco são ricas em antioxidantes, incluindo ácido ascórbico e antocianinas, que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.
  6. Algumas pesquisas sugerem que o consumo de chá de hibisco pode ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar a saúde do coração.
  7. As flores de hibisco também são usadas em algumas culturas para tratar problemas de saúde, como dor de cabeça, insônia e febre.
  8. Algumas espécies de hibisco são cultivadas como plantas ornamentais em jardins, parques e outros espaços ao ar livre.
  9. Em geral, a flor de hibisco é uma flor versátil e bela que tem muito a oferecer tanto na beleza quanto na saúde

    Conheça as propriedades das flores do hibisco e veja quais são os seus benefícios - FreePik
    Conheça as propriedades das flores do hibisco e veja quais são os seus benefícios – FreePik

Por último, queremos saber se você já conhecia todos esses benefícios do hibisco? Além disso, aproveite para contar sua experiência sobre a ingestão do seu chá.

Jornalista, possuo experiência em veículos de comunicação. Além disso, sou redatora e atuo com agência de comunicação. Possuo cursos em marketing e áreas da comunicação social.