Vitaminas do damasco fresco protegem os ossos, olhos e mais

damasco (1)
Damasco/Fonte: Pixabay

O damasco é muito parecido com o pêssego, apenas com sutis diferenças nas cores. Contudo, por serem da mesma família, possuem benefícios e propriedades muito parecidos um com o outro. Dentre as principais propriedades deste fruto fresco está a proteção dos olhos e dos ossos. Confira as vitaminas e nutrientes dele nesta terça-feira (30).

Verduras, frutas e legumes possuem diversos nutrientes que protegem a saúde no nosso organismo. Por isso, o Tecno Notícias tem uma equipe especializada em trazer dicas e informações sobre estes alimentos. Para saber mais, basta acessar a nossa página de hortaliças.

O damasco se diferencia do pêssego apenas por sua cor mais alaranjada. Ela é o que influencia no valor nutritivo dele. Nesse ínterim, um estudo calculou que existem mais de 50 espécies diferentes dele espalhados pelo mundo. Veja agora por que devemos consumi-lo!

Veja mais: Pesquisas apontam que alho faz bem para o coração e desintoxica o corpo
Como cuidar dos olhos e dos ossos com o damasco
damasco (2) Damasco/Fonte: Pixabay

O damasco pode ser consumido tanto in natura quanto seco. Neste último estágio, ele consegue ter uma maior fonte de fibras, o que favorece o trânsito intestinal. Além disso, pode ser utilizado como mix de snacks, combinado a castanhas, nozes e sementes de abóbora. Já para os que fazem dieta de açúcar branco, ele pode ser uma ótima ajuda, servindo como lanches intermediários entre as refeições.

O óleo de damasco é muito benéfico para a saúde da pele. Portanto, pode ajudar a aliviar sintomas de sarna e eczema. De acordo com estudos, o consumo de 3 ou mais porções do fruto por dia ajudam a prevenir doenças oculares, como a degeneração ocular, muito comum na terceira idade. Da mesma forma, o potássio contido nele é muito importante para manutenção dos músculos e nervos saudáveis. Assim, protege os ossos de danos severos.

Veja ainda: Propriedades da pera auxiliam no combate às inflamações; saiba mais
Outros componentes do valor nutricional
A riqueza em antioxidante do damasco também ajuda a prevenir câncer e doenças degenerativas. Isso pois, ele contém vitaminas A e B17. Já o betacaroteno que ele contém auxilia a evitar a oxidação do colesterol ruim. Desta maneira, faz a desintoxicação do sangue, prevenindo males do coração.

Dentre outros componentes contidos no damasco estão a pectina. Ela é responsável por fazer o seu trabalho de fibra solúvel. Portanto, a obstrução das artérias e a diminuição do risco de enfermidades cardiovasculares está em suas mãos, bem como também o auxílio na manutenção de sistemas glicêmicos.

Da mesma forma, está o licopeno e betacaroteno já citados, os quais possuem poder antioxidante. Assim, ele pode prevenir o câncer de próstata e mama. O damasco também conta com ácido elágico e ferro. Além da vitamina A e C, ele é rico em vitaminas B3, B5 e B9, magnésio, fósforo e potássio.