Toranja, pomelo e laranja: veja curiosidades sobre os híbridos cítricos

toranja - pomelo - laranja (1)
Toranja, pomelo e laranja: veja curiosidades sobre os híbridos cítricos/Reprodução: Pixabay

O cruzamento entre o pomelo e a laranja resultou em um alimento muito interessante denominada toranja. Apesar de não ser muito comum ela possui inúmeros benefícios para a saúde, pois faz parte do grupo das frutas cítricas. Assim, nesta terça-feira (30) confira as diferenças entre esses 3 frutos e suas origens. Não deixe de visitar a página de hortaliças do TN para novidades!

Algumas espécies de alimentos são resultado da junção entre duas ou mais. No caso da toranja também. Conhecida como fruto proibido, as pessoas podem achar que ela apenas faz parte da família das frutas cítricas, contudo o seu cruzamento foi acidental. Dessa forma, se originou em Barbados, em meados do século XVIII.

Veja mais: Vitaminas do damasco fresco protege os ossos, olhos e mais
Conhecendo a toranja, pomelo e laranja; quais as diferenças?
toranja - pomelo - laranja (1) Toranja, pomelo e laranja: veja curiosidades sobre os híbridos cítricos/Reprodução: Pixabay

Nativo do sudeste asiático, incluindo a Malásia, o pomelo é uma espécie cítrica selvagem, da qual se produz diferentes produtos como sucos, óleos essenciais, refrigerantes, geleias e doces. Apesar de se parecer com uma laranja exteriormente, seu interior lembra as bagas de uma mexerica.

No entanto, sua casca possui uma cor verde amarelada. Já sua polpa pode variar entre tons amarelos, chegando até os roxos. O seu sabor é caracterizado por um leve amargor sendo menos doce que a laranja e não tão ácido quanto o limão. Deste modo, ele pode ser chamado também de laranja-natal ou cimbo, podendo ser encontrado em regiões rurais do Brasil.

A laranja é um dos frutos mais consumidos pelos brasileiros. Quando se está madura, algumas espécies possuem uma casca que vai de tons amarelos até os alaranjados. Curiosamente, ela também é um fruto híbrido.

Saiba mais: Pesquisas apontam que alho faz bem para o coração e desintoxica o corpo

De acordo com especulações, ela teria surgido na Antiguidade a partir da junção do pomelo com a tangerina. Seu sabor varia de acordo com o seu ponto. Portanto, ela pode sair de levemente ácido quando verde, e ser bem doce quando estão maduras.

Resultado do cruzamento da laranja e do pomelo, a toranja possui uma cor alaranjada mais escura, próximo da tonalidade da tangerina. Já sua polpa pode passar da cor amarelo claro até o rosa escuro. Nesse ínterim, ela contém um sabor que vai desde o azedo até semi doce, com uma quantia significativa de amargo.

Também conhecida como grapefruit, em inglês, ela segue o mesmo valor nutricional de suas irmãs. Desse modo, conta com altos níveis de fibras; nutrientes; flavonoides; e antioxidantes, bem como vitaminas A, B e C.

Sou jornalista com formação pela Universidade de Cuiabá. Atuo como redatora no site Tecno Notícias. Insta: Mariafagundesp