Receita da saborosa sopa de batata: perfeita para encarar um dia chuvoso

Saborosa sopa de batata perfeita para encarar um dia chuvoso (Foto: iStock)
Saborosa sopa de batata perfeita para encarar um dia chuvoso (Foto: iStock)

Nesta segunda-feira, 15 de novembro, no Cozinha & Receitas, abordaremos mais detalhes sobre uma sopa de batata. Desta forma, conseguirá fazer um prato que não demanda muito conhecimento e nem muito tempo, porém, o resultado é fantástico.

Portanto, acompanhe o passo a passo para surpreender com uma deliciosa sopa de batata. Logo, precisará apenas de 45 minutos que rendem 8 porções de tirar o fôlego e que vale muito a pena testar para o seu dia a dia.

Leia mais: Sopa sem lactose: entenda os segredos desta alternativa para quem tem restrição
Saiba como fazer sopa de batata
A sopa de batata é uma excelente pedida para um prato quentinho e saboroso. Assim, conseguirá dividir uma refeição muito nutritiva em apenas alguns passos e sem muito trabalho.
Ingredientes da receita

2 alhos-porós médios picados;
1 cebola média picada;
3 colheres de sopa de farinha;
½ colher de chá de alho em pó;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
4 copos de caldo de frango ou de legumes;
2 folhas de louro;
3/4 colher de chá de sal;
½ colher de chá de pimenta;
1/8 colher de chá de molho de pimenta picante;
1/8 colher de chá de molho Worcestershire;
Noz-moscada moída;
5 xícaras de batatas cortadas em cubos;
1-1/2 xícaras de leite desnatado;
1 lata de creme de leite.

Passo a passo da sopa de batata
Saborosa sopa de batata perfeita para encarar um dia chuvoso (Foto: iStock) Saborosa sopa de batata perfeita para encarar um dia chuvoso (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, em uma frigideira antiaderente levemente untada, cozinhe alho-poró e cebola durante 5 minutos ou até ficar macia e começar a dourar. Quando isso acontecer, reserve.

Em seguida, em uma panela grande, cozinhe farinha e alho em pó junto com óleo por cerca de 2 minutos ou até que esteja levemente dourado. Posteriormente, bata gradualmente junto com o caldo.

Ao mesmo tempo, mexa as folhas de louro, sal, pimenta, molho de pimenta, molho Worcestershire e noz-moscada até alcançar ponto de fervura. Após, cozinhe durante aproximadamente 2 minutos.

Finalmente, acrescente as batatas e a mistura de alho-poró e aguarde até que ferva. Por último, reduza o calor, tampe e deixe cozinhando por durante 20 minutos ou até que as batatas estejam macias. Assim, conseguirá mexer o leite e o leite evaporado, não se esquecendo de descartar as folhas de louro.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo da receita de sopa de batata é que acrescente um pouco de queijo parmesão na parte superior. Além disso, acrescente um limão espremido e um pão italiano para alcançar o maior dos sabores possíveis.

Saiba mais: Sopa de pizza: com o feriado se aproximando aproveite uma receita com as crianças

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.