Risoto de cogumelos: aprenda a fazer uma receita de forma simples e rápida

Risoto de cogumelo: aprenda a fazer uma receita de forma simples e rápida
Risoto de cogumelo: aprenda a fazer uma receita de forma simples e rápida - Foto: Wine Chef

Nesta terça-feira, 16 de março, no Cozinha & Receitas, do Tecno Noticias, falaremos sobre o risoto de cogumelos. A receita é feita de forma bastante simples, porém, com a paciência que um bom risoto requer. Sendo assim, fica pronta em 50 minutos, servindo 6 porções. Perfeita para toda a família!
Saiba como fazer o risoto de cogumelos
Um risoto de cogumelos é uma ótima pedida para todos aqueles que buscam uma refeição um pouco mais elaborada, mas mesmo assim sem quebrar a cabeça. Embora existam muitas combinações para esse prato, aqui abordaremos uma excelente alternativa para os amantes de cogumelos.

Leia mais: Risoto de frango: aprenda a preparar um prato simples para uma refeição especial
Ingredientes da receita

6 xícaras de caldo de frango;
3 colheres de chá de azeite de oliva;
500 gramas de cogumelos cortados de forma fina;
500 gramas de cogumelos brancos;
2 chalotas cortadas;
1 e ½ xícara de arroz arbóreo;
½ xícara de vinho branco seco;
Sal a gosto;
3 colheres de chá de cebolinhas;
4 colheres de chá de manteiga;
1/3 de xícara de queijo ralado parmesão.

Passo a passo do risoto de cogumelo
Prepare uma excelente receita de risoto de cogumelo Prepare uma excelente receita de risoto de cogumelo – Foto: Cybercook

Em primeiro lugar, para fazer o seu risoto de cogumelos, é necessário deixar o caldo de frango a fogo médio em uma panela. Enquanto isso, em outra boca do fogão, aqueça o azeite de oliva em uma panela grande a fogo médio. Após mexer um pouco, adicione os cogumelos e cozinhe até estarem moles, o que demora em torno de 3 minutos.

Em seguida, retire os cogumelos e o seu liquido, deixando repousar. Logo após, adicione o azeite de oliva em uma frigideira e cozinhe as chalotas durante 1 minuto. Adicione o arroz e mexa até que os grãos estejam cobertos de óleo, o que demora em torno de 2 minutos.

Quando perceber que o arroz deixou de estar branco e adquiriu uma cor dourada, adicione o vinho e vá mexendo para o álcool ser absorvido completamente. Logo, adicione ½ do caldo de frango ao arroz e vá mexendo até também ser completamente absorvido.

E, assim, consecutivamente, vá adicionando ½ xícara por vez para o arroz cozinhar e ficar al dente. O processo demora em torno de 15 ou 20 minutos.

Por último, retire a panela do fogo e mexa os cogumelos no seu liquido, junto com manteiga, cebolinhas e parmesão. Finalize com um toque de sal enquanto vai experimentando e sirva quente.
Sugestão de consumo
Para finalizar a receita, nossa sugestão de consumo de risoto de cogumelos é acompanhar com o vinho que colocou no prato. Sirva em companhia de um pouco de pão italiano. Pronto! Temos certeza que essa delícia ficará na sua lista de preferidos.

Saiba mais: Frango com aspargos e cogumelos na frigideira, receita nutritiva
Dicas para o manuseio correto das carnes
Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.