Risoto de abobrinha com ricota, nozes e hortelã: uma das receitas mais saborosas de risoto

RISOTO DE ABOBRINHA COM RICOTA, NOZES E HORTELÃ. Foto: Reprodução/iStok
RISOTO DE ABOBRINHA COM RICOTA, NOZES E HORTELÃ. Foto: Reprodução/iStok

Nesta sexta, 28 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é risoto de abobrinha com ricota, nozes e hortelã.

Este delicioso risoto de abobrinha com ricota, nozes e hortelã, é fácil e rápida de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer este delicioso risoto de abobrinha

Abobrinha, ricota, nozes e hortelã formam uma clássica combinação de sabores e transformam um simples risoto em um prato surpreendente, perfeito para um jantar entre amigos.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de arroz para risoto;
2 abobrinhas;
1 cebola;
1,5 litro de caldo de legumes caseiro;
½ xícara (chá) de vinho branco;
2 ½ colheres (sopa) de azeite;
2 colheres (sopa) de manteiga;
½ xícara (chá) de nozes;
4 ramos de hortelã;
2 xícaras (chá) de ricota esfarelada (cerca de 300 g);
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do risoto de abobrinha com ricota
RISOTO DE ABOBRINHA COM RICOTA, NOZES E HORTELÃ. Foto: Reprodução/iStok2 RISOTO DE ABOBRINHA COM RICOTA, NOZES E HORTELÃ. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das abobrinhas sob água corrente. Corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e as metades em meias-luas de 1 cm. Descasque e pique fino a cebola. Pique grosseiramente as nozes, Lave e seque as folhas de hortelã.

Logo após, leve uma frigideira grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Então, quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e junte metade das abobrinhas – não coloque todas de uma só vez, as fatias precisam ficar em contato com o fundo da frigideira para dourar.

Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Logo após, transfira para uma tigela e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite. Reserve. Em seguida, leve uma chaleira com o caldo de legumes caseiro ao fogo médio.

Logo após, quando ferver, abaixe o fogo e mantenha aquecido durante todo o preparo do risoto. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Por fim, adicione o arroz e misture bem por 1 minuto para envolver todos os grãos no azeite.
Passo adiante
Contudo, tempere com sal e pimenta-do-reino – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal. Regue com o vinho e mexa até secar. Adicione 2 xícaras (chá) do caldo e misture bem. Em seguida, deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até secar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Então, repita o mesmo procedimento mais uma vez.

Acrescente metade das abobrinhas grelhadas e junte o caldo restante, aos poucos, até o risoto ficar no ponto. O grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro (al dente). Na última adição, não deixe o caldo secar completamente – o risoto deve ficar bem úmido.

Assim, desligue o fogo e misture a manteiga, metade da ricota e metade das folhas de hortelã. Por fim, sirva as porções com o restante das abobrinhas grelhadas, uma colherada de ricota, nozes picadas e folhas de hortelã.
Sugestão de consumo da receita
O risoto de abobrinha com ricota, nozes e hortelã, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso vinho de sua preferência, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]