Quibe de abóbora com ricota: um quibe para quem é vegetariano

Confira agora esta receita para deixar vegetarianos e não vegetarianos com água na boca

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Nesta sexta, 22 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentamos um prato todo especial, diferente do que você já viu! A receita de hoje é: quibe de abóbora com ricota.

Continua depois da publicidade

Esta maravilha de quibe de abóbora com ricota é muito fácil, simples e rápida de fazer! O tempo de preparo desta receita é de 120 minutos e rende 8 porções.

Assim, leia mais: Crostini de feijão branco: uma das melhores receitas com feijão
Saiba como fazer quibe de abóbora com ricota
Já é um clássico. O quibe de abóbora entrou no cardápio geral, há muito deixou de ser exclusividade de quem é vegetariano. Confira!

Continua depois da publicidade

Portanto, confira também: Abobrinha recheada com ricota e nozes: uma receita deliciosamente saudável
Ingredientes do recheio

Continua depois da publicidade

2 xícaras (chá) de ricota esfarelada;
8 ramos de salsinha (folhas e talos);
2 cebolas;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 xícara (chá) de nozes tostadas;
2 colheres (sopa) de azeite;
Raspas de 1 limão taiti;
1 pitada de açúcar;
Sal a gosto;
Noz-moscada ralada na hora a gosto.

Ingredientes para a massa e montagem

750 g ramas de abóbora japonesa descascada e cortada;
2 xícaras (chá) de trigo fino (para quibe);
2 dentes de alho;
4 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de pimenta síria;
½ colher (chá) de gengibre em pó;
2 colheres (chá) de sal;
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do quibe de abóbora com ricota
"<yoastmark

Antes de tudo, descasque e corte a cebola em meias-luas finas de 0,5 cm. Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal e de açúcar. Então, mexa de vez em quando, por cerca de 20 minutos, regue com um pouquinho de água e dissolva os queimadinhos.

Enquanto isso, separe os outros ingredientes. Lave, seque e pique fino os talos e as folhas de salsinha grosseiramente. Pique fino as nozes. Depois, numa tigela grande, coloque a ricota e amasse bem com o garfo para desfazer os pedaços maiores – assim o recheio fica mais uniforme.

Neste instante, adicione a cebola caramelizada à ricota, junte as nozes, a salsinha picada, as raspas de limão e o azeite. Tempere com sal e noz-moscada a gosto, misture bem e reserve.
Passo da massa e montagem
Inicialmente, pré-aqueça o forno a 200º C (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira. Então, com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e retire a casca. Numa panela grande, coloque os pedaços de abóbora, os dentes de alho e junte 1 xícara (chá) de água. Em seguida, tampe e leve a panela ao fogo médio para cozinhar por cerca de 20 minutos.

Logo mais, com uma escumadeira, transfira a abóbora cozida para uma travessa – escorra o o excesso de água na panela, isso evita umedecer a massa do quibe em excesso. Nisso, com um garfo (ou amassador de legumes), amasse a abóbora e os dentes de alho até formar um purê rústico – no total você terá 3 xícaras (chá) de purê de abóbora para a receita. Então, numa peneira forrada com um pano de prato limpo, lave o trigo sob água corrente.

Assim, una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água. Misture o trigo com o purê de abóbora, as especiarias, o sal e 1 colher (sopa) de azeite, amassando bem com as mãos. Logo depois, espalhe metade da massa do quibe no refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos até cobrir todo o fundo e formar uma base uniforme.

Assim, com uma colher, distribua o recheio sobre a massa do quibe. Para cobrir o recheio: com as mãos úmidas, retire uma porção do restante da massa e achate entre as palmas. Então, disponha sobre o recheio e pressione levemente, sem compactar. Repita, colocando uma porção de massa ao lado da outra até cobrir completamente o recheio.
Passo final
Na sequencia, com uma faca pequena, faça um corte em cruz e depois em X, dividindo o quibe em 8 fatias triangulares (como se fosse uma pizza). Para fazer a decoração, com a ponta da faca marque superficialmente o quibe, da seguinte maneira: em cada fatia triangular, faça 2 cortes superficiais paralelos a um dos lados do triângulo. Então, faça mais dois cortes paralelos ao outro lado do triângulo, formando losangos dentro da fatia.

Então, repita com os triângulos restantes. Depois, regue o quibe com 3 colheres (sopa) de azeite e gire delicadamente a assadeira para cobrir toda a superfície. Por fim, leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos ou até dourar a superfície. Espere esfriar e depois sirva.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua maravilhosa e vegetariana receita, quibe de abóbora com ricota, faça um vinagrete de cenoura, ou um molho de hortelã. Fica tudo uma delícia!

Ademais, leia também: Sanduíche de salmão, cream cheese e rúcula: um lanche saudável e incrivelmente saboroso

Carregando comentários aguarde...
...