Pão caseiro de batata: um prato perfeito para seu café da manhã ou da tarde

Pão caseiro de batata: um prato perfeito para seu café da tarde (Foto: iStock)
Pão caseiro de batata: um prato perfeito para seu café da tarde (Foto: iStock)

Hoje, 13 de setembro, no Cozinha & Receitas temos informações sobre o passo a passo de um pão caseiro de batata. Desta forma, se estiver procurando uma receita para arrasar o seu café da tarde esta é uma excelente alternativa. Assim, se programa porque todo o processo demora por volta de 4 horas e serve 12 porções.
Saiba como fazer pão caseiro de batata
O pão caseiro é um dos itens de culinária mais saborosos e fáceis do dia a dia. Assim, caso busque uma alternativa para comer em família ou com convidados pode verificar como fazer o pão caseiro de batata.

Leia mais: Pão caseiro de mandioca, fácil e rápido de fazer, vem aprender essa receita
Ingredientes da receita

1 batata grande;
2 xícaras de leite;
2 colheres de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar;
2 colheres de sopa de azeite extra virgem;
2 colheres de chá de fermento;
5 xícaras de farinha.

Passo a passo do pão caseiro de batata
Pão caseiro de batata: um prato perfeito para seu café da tarde (Foto: iStock) Pão caseiro de batata: um prato perfeito para seu café da tarde (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, para esta receita maravilhosa terá que colocar a batata em pequenos cubos para ferver e cozinhar durante 10 minutos. Quando conseguir fazer isso, terá que prosseguir para a preparação de um purê, para dar continuidade terá que colocar duas xícaras de leite em uma panela com um pouco de sal e açúcar.

Em seguida, aquecer a fogo médio até que o leite comece a fazer bolhas nos cantos, e e neste ponto que deverá remover do fogo, misturar e dissolver com sal e açúcar e colocar o azeite de oliva para ir amassando com ajuda de um garfo até fazer um purê.

A continuação, esta mistura deverá ir em um mixer, porém antes disso deverá aguardar esfriar coloque o fermento e 2 xícaras de farinha e incorpore por completo. Logo, adicione o restante da farinha e continue incorporando durante aproximadamente 8 minutos, verá que a massa está grudenta.

Agora, deixe repousar em um recipiente coberto com filme plástico durante aproximadamente 2 horas. A continuação, amasse com a mão para retirar um pouco do ar e divida em duas porções do mesmo tamanho, que deverão ser colocadas dentro de assadeiras com azeite de oliva e aguarde 45 minutos para crescerem mais um pouco.

Por último, deixe o forno previamente aquecido a uma temperatura de 170º C e cozinhe durante 40 a 45 minutos até ficarem prontos.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo para o pão caseiro de batata é que acompanhe com um pouco de manteiga, café, suco ou qualquer bebida ou acompanhamento que adore, temos certeza que irá adorar.

Saiba mais: Pão de queijo com alho: receita simples, fácil e deliciosa

O mundo das letras e da comunicação reflete o mundo real pelas suas nuances e sabores, e, é através desses sabores que me encontrei como redatora da pasta de Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Nascida em São Paulo, sou aluna do 3o ano de Direito, casada, mãe de um menino maravilhoso e de diversos pets. E-mail: [email protected]. Instagram: @nayla_mayara