Quiabada com abóbora e couve-flor: uma receita deliciosa e muito nutritiva

Quiabada. Foto: Reprodução/iStok
Quiabada. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa. Vem conosco e aprenda como fazer a quibada com abóbora e couve-flor.

Esta inusitada quibada com abóbora e couve-flor, é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende cerca de 6 porções e grau de dificuldade é fácil.

Assim, leia mais: Macarrão roxo de beterraba assada: uma cor viva para a sua receita de Natal

Saiba como fazer a quibada com abóbora e couve-flor
A quiabada é um ensopado típico da cozinha baiana, que acaba ofuscado por tantas outras estrelas dessa culinária regional tão rica. Vamos mudar essa história com essa versão sem carne, cheia de legumes e com muito sabor.

Portanto, confira também: Mac and cheese: uma receita que é de derreter qualquer paladar
Ingredientes da receita

500 g de quiabo;
2 xícaras (chá) de abóbora japonesa em cubos de 1,5 cm;
1 couve-flor pequena em floretes;
1 cebola;
3 dentes de alho;
4 pimentas-de-cheiro;
1 xícara (chá) de tomate sweet grape;
1 pimentão vermelho;
4 xícaras (chá) de água;
azeite a gosto;
1 colher (chá) de páprica defumada;
sal a gosto;
9 ramos de coentro (talos e folhas);
1 ½ colher (sopa) de polvilho doce.

Passo a passo da quibada com abóbora
Quibada. Foto: Reprodução/ iStok2 Quibada. Foto: Reprodução/ iStok2

Primeiramente, lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Descarte as pontas e corte cada um em fatias de 3 cm. Logo após, corte a couve-flor em floretes de 3 cm, lave e seque bem. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte em cubos de 0,5 cm. Descasque e pique fino a cebola, o alho e a pimenta.

Em seguida, lave, seque, pique fino os talos do coentro e reserve as folhas. Leve uma frigideira grande de borda alta (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres de sopa de azeite, acrescente a cebola, o pimentão, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até murchar.

Logo após, junte o alho, os talos de coentro, a pimenta e mexa por 1 minuto para perfumar. Acrescente a abóbora, regue com a água, tempere com sal e misture para incorporar os sabores do refogado. Quando a água ferver, conte 5 minutos. Enquanto isso, prepare a couve-flor.
Passo Adiante
Logo após, numa tigela média, coloque a couve-flor, tempere com 2 colheres (sopa) de azeite, a páprica defumada, uma pitada de sal e misture bem. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio para aquecer. Coloque os floretes de couve-flor e doure por 5 minutos, mexendo por vezes.

Passados os 5 minutos do caldo, a abóbora deverá estar cozida, mas ainda firme. Logo após, adicione o quiabo e conte mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficar levemente macio. Atenção: não deixe o quiabo cozinhar por muito tempo para evitar que ele fique mole. Por último, acrescente a couve-flor e os tomates e cozinhe por mais 3 minutos.

Em seguida, numa tigela pequena, misture o polvilho com 2 colheres (sopa) de água para dissolver – essa misturinha vai engrossar o caldo. Adicione a mistura de polvilho à quiabada e misture bem, por 2 minutos, até o caldo engrossar levemente. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
A quibada com abóbora e couve-flor, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz branco feito na hora. Certamente ficará perfeito!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]