Pudim de inhame: uma receita diferente e muito saborosa

Pudim de inhame. Foto: Reprodução/iStok
Pudim de inhame. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 26 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma dica super especial para a sobremesa do seu almoço ou jantar especial! A receita de hoje é pudim de inhame.
Este delicioso pudim de inhame é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende 6 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o pudim de inhame

No lugar do leite condensado é o inhame que dá consistência a esse pudim. O coco entra com a textura crocante. É sobremesa-desafio: ganha um prêmio quem adivinhar qual é o ingrediente secreto.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

1 xícara (chá) de açúcar;
¼ de xícara (chá) de água fervente;
3 inhames (cerca de 350 gramas);
3 ovos;
1 ½ xícara (chá) de leite;
⅓ de xícara (chá) de açúcar;
½ xícara (chá) de coco ralado seco;
coco ralado a gosto para decorar.

Passo a passo do pudim de inhame
Pudim de inhame. Foto: Reprodução/iStok2 Pudim de inhame. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Logo após, leve uma chaleira com cerca de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver. Em seguida, coloque o açúcar em uma panela média e leve ao fogo baixo para derreter.

Mexendo por vezes com uma espátula, por cerca de 5 minutos, até formar um caramelo dourado. Com cuidado, meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo. Logo após, misture com a espátula até formar uma calda lisa. Atenção: a calda pode borbulhar.

Em seguida, transfira a calda para a fôrma, derramando sobre o cone central – essa é a parte mais difícil para caramelar. Logo após, com um pano de prato, segure e gire a fôrma para caramelar também a lateral. Então, pré-aqueça o forno a 180° C (temperatura média).

Logo após, leve uma chaleira com água ao fogo alto para ferver – ela será usada para o banho-maria. Lave, descasque, corte os inhames em pedaços médios e transfira para o liquidificador. Depois, junte o leite, o açúcar e bata até triturar bem o inhame.
Passo adiante
Em seguida, em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez – se um estiver estragado, você não perde a receita. Logo após, junte aos ingredientes do liquidificador e bata novamente para misturar. Transfira para uma tigela e, com um batedor de arame, misture o coco ralado.

Depois, transfira a massa de pudim para a fôrma caramelada e coloque dentro de uma assadeira. Logo após, preencha o fundo da assadeira com água fervente e leve o pudim para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até firmar. Assim que estiver assado, retire do forno (e do banho-maria) e deixe o pudim amornar.

Para desenformar: passe a ponta de uma faca na lateral da fôrma. Cubra com um prato e vire de uma só vez. Deixe escorrer toda a calda sobre o pudim. Em seguida, deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Por fim, decore com o coco ralado a gosto.
Sugestão de consumo da receita
O pudim de inhame fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso café expresso feito na hora. Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]