Pão caseiro: a melhor receita para experimentar sem muito trabalho

Pão caseiro (Foto: iStock)
Pão caseiro (Foto: iStock)

Nesta quarta-feira, 25 de agosto, caso esteja com vontade de um delicioso pão caseiro, não há necessidade de se preocupar em procurar mais longe. O Cozinha & Receitas tem o que você precisa para preparar em apenas 70 minutos, 2 pães de bom tamanho para dividir com a família.
Saiba como fazer o pão caseiro
O pão é um dos alimentos mais presentes no mundo, pois acaba acompanhando diversas refeições, tornando-se um acompanhamentos perfeito. Contudo, nem todo mundo sabe que fazer um pão caseiro é simples e rápido. Portanto, aprenda aqui.

Leia mais: Doce de pão velho: receita deliciosa e prática
Ingredientes da receita

4 colheres de chá de levedura;
2 e 1/2 xícaras de chá de água morna;
2/3 xícara de melaço;
1 colher das de sopa de sal;
¼ de xícara de chá de óleo;
¼ de xícara de chá de chocolate em pó;
2 xícaras de chá de farinha de centeio;
5 xícaras de chá de farinha.

Passo a passo do pão caseiro
Pão caseiro (Foto: iStock) Pão caseiro (Foto: iStock)

De antemão, para começar o preparo do pão caseiro, é fundamental que dissolva a levedura em um pouco de água morna junto com o melaço. Em seguida, coloque a mistura dentro de uma tigela grande, preferencialmente de metal.

Assim, combine em uma tigela o sal, óleo, pó de chocolate, bem como a farinha de centeio e 2 xícaras de farinha misturadas dentro da mistura de levedura. Integre esses ingredientes aos poucos com ajuda de uma colher de pau. Continue integrando até que a mistura não esteja tão grudenta e possa ser apoiada em uma superfície.

Logo, use o resto da farinha para ir pressionando a massa com ajuda das suas mãos até que consiga esticar sem grudar. Este processo deve durar 5 a 7 minutos e a massa deve ficar suave e elástica.

Posteriormente, coloque óleo vegetal em uma assadeira e a massa dentro. Deixe na temperatura ambiente durante aproximadamente 1 hora. Quando passar o tempo, faça pequenos furos na parte superior para que o ar saia e divida a massa em dois pedaços de tamanho similar e formato de pão.

Agora, deverá colocá-las dentro de uma assadeira com um pouco e óleo e levar ao forno a 200º C durante aproximadamente 30 a 45 minutos. Quando ficarem prontas, aguarde 10 minutos para servir.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo para o pão caseiro é que comer com um pouco de manteiga em qualquer refeição. É um acompanhamento também para outros tipos de refeições, e será um sucesso no seu lar.

Saiba mais: Pizza de pão de forma: receita incrível para ser feita em menos de 30 minutos

O mundo das letras e da comunicação reflete o mundo real pelas suas nuances e sabores, e, é através desses sabores que me encontrei como redatora da pasta de Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Nascida em São Paulo, sou aluna do 3o ano de Direito, casada, mãe de um menino maravilhoso e de diversos pets. E-mail: [email protected]. Instagram: @nayla_mayara