Ovos no purgatório: uma receita simples e muito nutritivo

ovos no purgatório. Foto: Reprodução/iStok
ovos no purgatório. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 16 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é ovos no purgatório.
Este delicioso ovos no purgatório, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende 1 porção e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer os ovos no purgatório

Le uova in purgatorio (Ovos no purgatório) na Itália, ovos e tomates viram huevos rancheiros no México ou shakshuka em Israel. Chame o prato como quiser! Mas não deixe de provar. As gemas moles, que explodem sobre o molho de tomate com pimentão, são, na verdade, um pedacinho do paraíso.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

2 ovos;
1 lata de tomates pelados em cubos (400 g);
¼ de pimentão vermelho;
½ cebola;
1 dente de alho;
1 colher (sopa) de azeite;
½ colher (chá) de orégano seco;
1 pitada de pimenta calabresa seca;
sal a gosto.

Passo a passo dos ovos no purgatório
ovos no purgatório. Foto: Reprodução/iStok2 ovos no purgatório. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, descasque e pique fino a cebola e o alho. Logo após, lave, seque e corte ¼ do pimentão – reserve o restante na geladeira para outra receita. Em seguida, descarte as sementes e corte em cubos pequenos. Leve uma frigideira de 26 cm de diâmetro ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola e o pimentão.

Logo após, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Em seguida, junte o alho, tempere com a pimenta calabresa – cuidado para não exagerar, vá aos poucos! – e mexa por mais 1 minuto.
Passo Adiante
Posteriormente, abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo por vezes, até o molho encorpar. Em seguida, tempere com o orégano, sal e misture bem. Logo após, numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez.

Em seguida, com uma espátula, abra duas cavidades no molho e transfira os ovos com cuidado para não estourar a gema. Ademais, tempere cada um com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

Logo após, tampe a frigideira e deixe cozinhar por mais 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, deixe cozinhar por mais tempo). Por fim, sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Os ovos no purgatório, ficam uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso pão italiano, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]