Muffin de queijo, tomate e manjericão: uma receita simples e muito saborosa

Muffin de queijo. Foto: Reprodução/iStok
Muffin de queijo. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 16 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é muffin de queijo, tomate e manjericão.
Este delicioso muffin de queijo, tomate e manjericão, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 6 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o muffin de queijo, tomate e manjericão

A clássica combinação italiana de queijo provolone, tomate e manjericão cai deliciosamente bem para este muffin salgado, que você pode servir no lanche da tarde ou no café-da-manhã.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

1 tomate;
1 ramo de manjericão;
½ xícara (chá) de leite;
4 colheres (sopa) de manteiga;
2 ovos;
½ xícara (chá) de farinha de trigo;
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral;
2 colheres (chá) de fermento;
1 colher (sopa) de açúcar;
½ xícara (chá) de queijo provolone em cubinhos;
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar.

Passo a passo do muffin de queijo, tomate e manjericão
Muffin de queijo. Foto: Reprodução/iStok2 Muffin de queijo. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Logo após, unte 8 forminhas individuais de muffins ou de empadinhas com manteiga e polvilhe farinha. Em seguida, numa tábua, corte o tomate ao meio, retire as sementes e corte-os em cubinhos. Ademais, pique as folhas de manjericão. Em uma panelinha, junte o leite e o manjericão.

Em seguida, leve ao fogo alto e, quando o leite ferver, desligue o fogo. Acrescente a manteiga imediatamente e mexa bem até derreter. Logo após, coloque os ovos e misture bem. Reserve. Então, em uma tigela grande, passe por uma peneira as farinhas, o fermento e o açúcar. Faça um buraco no centro e regue com a mistura de leite e manjericão.

Posteriormente, com uma colher, mexa até a farinha absorver todo o líquido. Em seguida, acrescente o queijo e o tomate em cubinhos. Em cada forminha, coloque 3 colheres (sopa) de massa. Logo após, leve ao forno por 25 minutos. Por fim, retire os muffins da assadeira e coloque sobre uma grade para esfriar. Sirva morno ou à temperatura ambiente.
Sugestão de consumo da receita
O muffin de queijo, tomate e manjericão, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com uma deliciosa bebida de sua preferência, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]