Moqueca capixaba: aprenda a fazer o prato típico do Espírito Santo

Moqueca capixaba: aprenda a fazer o prato típico do Espírito Santo
Moqueca capixaba: aprenda a fazer o prato típico do Espírito Santo - Foto: ESHOJE

Quando falamos em comida brasileira, impossível não lembrar da tradicional mmoqueca capixaba. Por isso, hoje, 05 de março, o Cozinha & Receitas, do Tecnonotícias, apresenta mais detalhes da receita. Vale ressaltar que o preparo é bem rápido e o prato fica pronto em 45 minutos, rendendo, aproximadamente, 6 porções.
Saiba como fazer a moqueca capixaba
Primeiramente, a moqueca é uma opção perfeita para uma refeição especial, pois é fácil de preparar ao mesmo tempo em que é extremamente saborosa. Logo, para deixá-la ainda mais gostosa, prepare-a na panela de barro.

Portanto, confira também: Costelinha com barbecue: aprenda os segredos da carne estilo americana
Ingredientes
Confira o que será preciso:

1 kg de peixe (badejo, dentão, robalo, papaterra, dourado, namorado ou xerne);
3 dentes de alho;
1 maço de coentro;
4 tomates;
1 maço de cebolinha verde;
Pimenta malagueta;
1 cebola média;
Azeite de oliva;
Urucum;
Óleo de soja.

Uma moqueca bem feita fica incrível em uma refeição especial Uma moqueca bem feita fica incrível em uma refeição especial – Foto: Youtube
Passo a passo da moqueca capixaba
Primeiro, escame bem o peixe, tire as vísceras e corte-o em postas de 5 cm de largura. Lave bem com limão e deixe descansando em um prato com água de sal.

Depois, soque o alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e sal. Então, esfregue no fundo da panela de barro um pouco de óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher).

Por fim, adicione à panela a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo. Retire as postas de peixe do prato com água e sal. Logo depois, vire as postas de um lado para o outro nos temperos da panela.

O próximo passo é arrumá-las de modo que não fiquem umas por cima das outras. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela.

Regue a moqueca com um pouco de azeite e suco de limão. Deixe tudo descansando de 20 a 60 minutos. Então, derreta, em um pouco de óleo, três colheres de urucum. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste caldo por cima das postas.

Quando começar a abrir fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e deixe cozinhando com a panela aberta. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo alto de 20 a 25 minutos.
Sugestão de consumo
Essa receita vai bem com arroz branco, um belo pirão e um delicioso molho. Portanto, a moqueca capixaba é muito saborosa e mais leve que a baiana. Experimente fazer!

Assim, leia mais: Espaguete mediterrâneo especial: escolha perfeita para impressionar; rende 5 porções, veja só
Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima
A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Angélica nasceu em Agudo (RS). Mora em Santa Cruz do Sul (RS); É jornalista formada pela UNISC. Tem especialização em Mídias na Educação (FURG), e Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM). Gosta de pedalar aos finais de semana e tem duas gatas que lhe fazem companhia enquanto trabalha. Já escreveu para Revista Vida Simples e Você S/A. Atualmente escreve para o Tecnonotícias e Folha Go. Também é repórter da Aupa (https://aupa.com.br/) Contato: (65) 99924-8700 - [email protected]