Homus de batata doce: receita árabe para todos os gostos e mesas

Homus de batata doce: receita árabe para todos os gostos e mesas (Foto: iStock)
Homus de batata doce: receita árabe para todos os gostos e mesas (Foto: iStock)

Hoje, nesta sexta-feira (01 de outubro) no Cozinha & Receitas falaremos sobre o homus de batata doce. Desta forma, após 80 minutos conseguirá 20 porções desta deliciosa receita do Oriente Médio que faz sucesso até hoje. Então, acompanhe a leitura para ter acesso a tudo o que precisa.
Saiba como fazer homus de batata doce
O homus é uma receita tradicional árabe que vale muito a pena experimentar, caso ainda não o tenha feito. Contudo, na versão de hoje falaremos sobre o homus de batata doce que é extremamente saboroso e nutritivo.

Leia mais: Tradicional prato de culinária árabe: Aprenda o famoso homus
Ingredientes da receita

3 batatas doces
200g de grão de bico previamente limpos e prontos para consumo
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres de sopa de tahini
2 colheres de sopa de suco de limão
½ colher de chá de raspa de limão
¼ colher de chá de cominho moído
¼ colher de chá de coentros moídos
¼ colher de chá de pimenta branca moída
sal marinho a gosto

Passo a passo do homus de batata doce
Homus de batata doce: receita árabe para todos os gostos e mesas (Foto: iStock) Homus de batata doce: receita árabe para todos os gostos e mesas (Foto: iStock)

Em primeiro lugar deverá deixar o forno previamente aquecido a uma temperatura de 200º C. Logo, com ajuda de um garfo deverá fazer buracos ao longo de toda a batata doce. E em seguida, asse batata doce no forno pré-aquecido até ficar macia, cerca de 45 minutos; deixe esfriar.

Em seguida, corte a batata-doce ao meio no sentido do comprimento, combine grãos de e azeite de oliva em um liquidificador e pulsar várias vezes para amassar. Então, tire a carne das cascas da batata-doce e adicionar ao liquidificado até ficar completamente homogêneas.

A continuação, adicione tahini, suco de limão, raspas de limão, cominho, coentro, pimenta branca e sal marinho à mistura; misture até ficar macio para fazer um homus suave e cremoso.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo para o homus de batata doce é que seja consumido em companhia de pequenos pedaços de pão sírio. Além disso, também pode testar com biscoitos salgados ou legumes como aperitivo.

Saiba mais: Falafel: O bolinho árabe que está nos corações de carnívoros e veganos

O mundo das letras e da comunicação reflete o mundo real pelas suas nuances e sabores, e, é através desses sabores que me encontrei como redatora da pasta de Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Nascida em São Paulo, sou aluna do 3o ano de Direito, casada, mãe de um menino maravilhoso e de diversos pets. E-mail: [email protected]. Instagram: @nayla_mayara