Hambúrger de salmão: uma receita saborosa e muito surpreendente

Hambúrger de salmão. Foto: Reprodução/iStok
Hambúrger de salmão. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 13 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é hambúrger de salmão.

Este delicioso hambúrger de salmão, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer este delicioso hambúrger de salmão

Atenção, fãs de hambúrguer, esse aqui é todo especial e diferentão. Tem uma crostinha de farinha de rosca que fica toda crocante. E o meio fica macio e úmido. Se você for amigo do peixeiro, vale a pena pedir as aparas do peixe – o resultado é o mesmo e o preço fica mais em conta.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

600 g de filé de salmão sem pele;
raspas de 1 limão;
caldo de ½ limão;
½ xícara (chá) de farinha de rosca;
azeite a gosto;
1 ½ colher (chá) de sal;
pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do hambúrger de salmão
Hambúrger de salmão. Foto: Reprodução/iStok2 Hambúrger de salmão. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, corte o filé de salmão em pedaços e transfira para o processador. Bata no modo pulsar até triturar bem – o peixe fica mais esbranquiçado e os pedaços começam a grudar um no outro, não se preocupe. É o colágeno sendo liberado – e ele vai ajudar a moldar o hambúrguer.

Logo após, transfira o peixe para uma tigela, junte as raspas e o caldo do limão, 1 ½ colher (sopa) de azeite, tempere com o sal, pimenta a gosto e misture bem. Em seguida, em um prato fundo, coloque a farinha de rosca e reserve. Logo após, na própria tigela, divida o peixe em 4 porções – assim cada hambúrguer fica com o mesmo peso.

Para modelar os hambúrgueres: com as mãos, retire uma porção do peixe e primeiro forme uma bolota, pressionando bem; achate delicadamente para formar um hambúrguer com cerca de 2 cm de altura e ajeite as laterais para ficarem retas.

Atenção: a massa do hambúrguer salmão é bem mais úmida e mole do que a do hambúrguer de carne. Em seguida, coloque um hambúrguer no prato com farinha de rosca e pressione delicadamente para empanar dos dois lados – não precisa empanar as laterais. Logo após, bata delicadamente para tirar o excesso de farinha e transfira para uma travessa.

Em seguida, repita com o restante. Leve uma chapa de ferro ao fogo médio (se preferir, utilize uma frigideira antiaderente). Logo após, quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite. Com uma espátula, coloque quantos hambúrgueres couberem, um ao lado do outro.

Posteriormente, abaixe o fogo e deixe dourar por 3 minutos de cada lado, por fim, vire o hambúrguer com a espátula quando descolar da chapa. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O hambúrger de salmão, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz branco feito na hora, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]