Frango apimentado: a receita que faltava para seu cardápio caseiro

Frango apimentado a receita que faltava para seu cardápio caseiro (Foto: iStock)
Frango apimentado a receita que faltava para seu cardápio caseiro (Foto: iStock)

Nesta terça-feira, 16 de novembro, no Cozinha & Receitas, falaremos sobre o frango apimentado. Desta forma, é fundamental que acompanhe o processo porque renderá uma receita que toda a sua família irá adorar.

Assim, o incentivamos a acompanhar o passo a passo que resulta em um delicioso frango apimentado. Logo, resta aguardar aproximadamente 1 hora, tendo o rendimento de 4 ou 5 porções. Aprenda como.

Leia mais: Asinhas de frango apimentadas: o melhor petisco para seu domingo à noite
Saiba como fazer frango apimentado
O frango apimentado é um prato clássico de diversas culinárias, sejam elas orientais ou inclusive americanas, como na região do Sul. Por esse motivo, acaba ficando presente em cardápios de diversos restaurantes e conquistando cada vez mais corações.
Ingredientes da receita

2 colheres de sopa de suco de picles de endro, dividido;
2 colheres de sopa de molho de pimenta picante, dividido;
1 colher de chá de sal, dividido;
1 kg de lombinhos de frango;
½ colher de chá de pimenta;
1 xícara de farinha;
1 ovo grande;
½ xícara de chá de leitelho;
Spray de cozimento;
½ copo de azeite de oliva;
2 colheres de sopa de pimenta-de-caiena;
2 colheres de sopa de açúcar mascavo escuro;
1 colher de chá de páprica;
1 colher de chá de pimenta em pó;
½ colher de chá de alho em pó;
Fatias de picles.

Passo a passo do frango apimentado
Frango apimentado a receita que faltava para seu cardápio caseiro (Foto: iStock) Frango apimentado a receita que faltava para seu cardápio caseiro (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, para começar, pegue um prato raso e combine uma colher de sopa de suco de picles, uma colher de sopa de seu molho picante favorito, assim como meia colher de chá de sal. Posteriormente, coloque o frango na panela, passando a combinação por toda a sua carne. Deixe a panela tampada dentro da geladeira por uma hora ou mais.

Ao passar esse tempo, retire da geladeira, drene e descarte qualquer marinada. Após, pegue um prato e bata junto farinha, sal e pimenta. Assim, resultará em uma mistura seca para criar a cobertura crocante.

Ao mesmo tempo, em outro prato raso, combine o leitelho, ovo, suco de picles e molho picante. Em seguida, pegue seu frango marinado e mergulhe na mistura seca, certificando-se de revestir ambos os lados.

A continuação, mergulhe na mistura úmida e novamente na farinha. Este banho duplo de cobertura seca ajudará a dar ao seu frango aquela textura crocante que todos nós adoramos em frango frito.

Se você for usar uma air fryer coloque dentro da cesta com papel alumínio com spray de cozimento. Coloque na temperatura máxima durante 10 minutos virando na metade. Porém, se quiser que seja feito tradicionalmente, frite com um pouco de óleo sem tampa até ficar douradinho.

Finalmente, retire do óleo de fritura e deixe-o descansar sobre uma cama de toalhas de papel. Enquanto seu frango estiver fritando, bata junto azeite de oliva, pimenta-do-reino, açúcar mascavo, páprica, chili em pó e alho em pó.

Por último, quando o frango estiver pronto para cozinhar, despeje este molho por cima e jogue para revestir, com os acompanhamentos que desejar. Vale a pena testar na sua casa.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo da receita de frango apimentado é que se precisar ainda mais de pimenta capriche no molho picante no momento da mistura. Além disso, vai super bem com uma maionese caseira ou algum molho do tipo.

Saiba mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.