Costelinha com barbecue feita em casa perfeita para qualquer momento

Costelinha com barbecue feito em casa perfeita para qualquer momento (Foto: iStock)
Costelinha com barbecue feito em casa perfeita para qualquer momento (Foto: iStock)

Nesta sexta-feira, 12 de novembro, no Cozinha & Receitas, decidimos trazer uma excelente ideia para suas refeições com grande sabor, suculência, entre outras questões. Com certeza você adorará este prato de costelinha com barbecue feito em casa, que faz sucesso em restaurantes, e também será sucesso entre os seus convidados.

Logo, se quiser uma receita bastante saborosa, que seja um sucesso, certamente a costelinha com barbecue feito em casa acabará sendo uma excelente opção. Logo, acompanhe o passo a passo que demora aproximadamente 7 horas e rende em torno de 4 porções.

Leia mais: Purê de batata cremoso: um acompanhamento perfeito para seu dia
Saiba como fazer costelinha com barbecue feito em casa
Para todos aqueles que adoram uma boa costelinha, é importante que saiba que há necessidade de se preparar para esta receita, porém o resultado é fantástico. Desta forma, acompanhe o passo a passo para um ótimo resultado da costelinha com barbecue feito em casa.
Ingredientes da receita

2 costelas de porco;
¼ xícara de chá de molho de soja;
2 colheres de sopa de orégano seco;
2 colheres de sopa de cebola em pó;
½ xícara de chá de abacaxi não adoçado ou suco de laranja;
2 colheres de chá de alho em pó;
2 xícaras de refrigerante de limão;
½ xícara de chá de açúcar ou açúcar mascavo embalado;
½ xícara de chá de água quente;
1 xícara de ketchup;
¼ copo de mostarda de mel;
¼ xícara de chá de molho para churrasco à escolha;
3 colheres de sopa de suco de limão;
1-1/2 colheres de chá de vinagre branco.

Passo a passo da costelinha com barbecue feito em casa
Costelinha com barbecue feito em casa perfeita para qualquer momento (Foto: iStock) Costelinha com barbecue feito em casa perfeita para qualquer momento (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, em um pequeno prato, combine o orégano, cebola em pó e alho em pó. Quando estiver integrado, deixe de lado. Em seguida, retire as costelas de sua embalagem e seque com papel toalha. Após, pincele as costelas com molho de soja.

Logo, aplique generosamente a mistura por cima da na carne, esfregando-a com a ponta dos dedos. Posteriormente, transfira as costelas para uma grande assadeira e cubra com plástico. Na sequência, deixe refrigerar as costelas por 4 horas ou se puder, durante a noite.

Assim, quando o prazo terminar, adicione o líquido de cozimento, assando as costelas no forno, utilizando um líquido de cozimento de suco de laranja e refrigerante de limão por cima da costela. Enquanto isso, deixe o forno pré-aquecido a 125° C.

Após, retire as costelas da geladeira e adicione o refrigerante de limão à assadeira. Para melhores resultados, despeje o líquido de cozimento ao redor das costelas e não sobreponha. Posteriormente, não coloque dentro totalmente as costelas. Asse, coberto com papel alumínio até ficar macio, cerca de 3 horas.

Ao mesmo tempo, prepare o molho barbecue caseiro, separando uma tigela média. Dissolva o açúcar mascavo na água quente. Em seguida, bata nos ingredientes restantes. Reserve.

Após 3 horas, retire as costelas do forno e descubra. A continuação, ligue a grelha do seu forno e reposicione a prateleira do forno em direção à parte superior do mesmo.

Finalmente, transfira as costelas para uma panela de frango forrada com papel alumínio e pincele generosamente ambos os lados com molho para churrasco. Por último, aguarde durante 3 minutos e repita com o outro lado.
Sugestão de consumo da receita
Portanto, nossa sugestão de consumo para a receita de costelinha com barbecue feito em casa é que acompanhe com uma salada, um purê de batata, arroz branco e inclusive uma batata frita. Além disso, não se esqueça de um suco natural, cerveja ou refrigerante para finalizar.

Saiba mais: Costela a passarinho: aprenda a preparar a melhor costela de bovina, simples e fácil

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.