Ceviche de caju: uma receita para você surpreender sua visita

Ceviche de caju. Foto: Reprodução/iStok
Ceviche de caju. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 20 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, você vai aprender a fazer uma deliciosa receita que tem uma textura sem igual e um sabor indiscutível. A receita preparada neste dia é um ceviche de caju.

Ele é delicioso para um dia especial como hoje. Esta receita serve 3 porções e leva aproximadamente 6 horas para ser feita. Então, vem conferir o delicioso ceviche de caju.

Assim, leia mais: Bolo de caneca: uma receita super rápida e fácil de micro-ondas

Saiba como fazer o ceviche de caju
Não dá para ficar mais tropical do que isso: cubos de caju são a estrela desse ceviche preparado com leite de castanha-do-pará. É surpreendente, você precisa experimentar.

Portanto, leia mais: Bombom de travessa: imagine-se comendo uma sobremesa de bombom com colher
Ingredientes da receita

¼ de xícara (chá) de castanha-do-pará;
½ xícara (chá) de água;
½ chuchu (cerca de 1 xícara (chá) cortado em cubos);
4 cajus pequenos (cerca de 2 ⅓ xícara (chá) em cubos);
1 cebola roxa;
1 pimenta dedo-de-moça;
2 ramos de coentro;
⅓ de xícara (chá) de leite de castanha-do-pará;
3 colheres (sopa) de caldo de limão;
Sal a gosto;

Passo a passo do ceviche de caju
Ceviche de caju. Foto: Reprodução/ iStok2 Ceviche de caju. Foto: Reprodução/ iStok2

Primeiramente, em uma tigela, cubra as castanhas com a água e deixe de molho por 1 hora. Após uma hora, transfira as castanhas (com a água) para o liquidificador e bata até ficar liso. Em seguida, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela funda.

Então, passe o leite de castanha pela peneira, una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para extrair todo o leite. Reserve. Em seguida, descasque, lave sob água corrente e seque bem o chuchu com um pano de prato limpo – assim eles não escorregam na hora de cortar.

Corte o chuchu ao meio e retire o miolo com a semente – você pode reservar a outra metade do chuchu na geladeira para uma próxima receita. Logo após, corte as metades do chuchu em cubos de 0,5 cm. Lave os cajus sob água corrente e seque bem. Retire as castanhas e corte cada caju em cubos médios de 2 cm.
Passo Adiante
Em seguida, descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de coentro. Logo após, lave e seque a pimenta-dedo-de-moça. Corte ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe as sementes e descarte. Pique fino cada metade.

Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos após cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.

Logo após, numa tigela grande coloque o chuchu, o caju, a pimenta, o caldo de limão e o leite de castanha. Em seguida, tempere com sal e misture bem. Por último, misture o coentro picado e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O ceviche de caju, fica irresistível com tostones de mandioca, juntamente com um saboroso suco natural. Experimente essa incrível combinação e você não irá se arrepender!

Confira agora: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]