Bolo de ricota com amêndoas: conheça esse quitute inusitado e saboroso

Bolo de ricota com amêndoas: conheça esse quitute inusitado e saboroso
Bolo de ricota com amêndoas: conheça esse quitute inusitado e saboroso - Foto: Reprodução Our Italian Table)

Nesta quinta-feira, 18 de março, no Cozinha & Receitas, do Tecno Notícias, trazemos até você um bolo diferente, mas que garantimos que é sucesso: o bolo de ricota com amêndoas. Em aproximadamente 1 hora e meia será possível preparar 10 porções, proporcionando, assim, um lanche especial para toda a família. Confira.
Saiba como fazer o bolo de ricota com amêndoas
Algumas combinações de bolo podem parecer incomuns, porém, garantimos que essa receita de bolo de ricota com amêndoas é deliciosa, e dará o que falar no seu lanche. Então, se você também se cansou da mesmice, aqui trazemos um quitute.

Saiba mais: Bolo formigueiro: fácil de preparar e dica muito saboroso; confira
Ingredientes da receita

½ de manteiga sem sal a temperatura ambiente;
1 xícara de açúcar refinado;
1 colher de chá de açúcar de confeiteiro;
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
Suco de 1 limão grande;
4 ovos grandes divididos;
2 xícaras de farinha de amêndoas;
250 gramas de queijo ricota;
¼ de amêndoas.

Passo a passo do bolo de ricota com amêndoas
Faça uma receita diferenciada de bolo Faça uma receita diferenciada de bolo – Foto: Reprodução Taste

De antemão, é necessário deixar o forno pré-aquecendo em 165º C enquanto faz sua receita. Em seguida, unte uma assadeira com manteiga e deixe reservada.

Posteriormente, em uma tigela grande, combine manteiga e ¾ de xícara de açúcar. Misture com a ajuda de uma batedeira elétrica por uns 3 minutos até chegar na consistência cremosa. Depois, adicione o extrato de baunilha, o suco de limão e continue misturando até que estejam perfeitamente bem combinados.

Logo após, adicione as gemas, 1 de cada vez, batendo bem a cada adição. Depois, acrescente a farinha de amêndoas e o queijo ricota. Por fim, o restante dos ovos, batendo até criar uma espuma.

De forma gradual, adicione o açúcar e continue misturando até formar pequenas crestas. Depois, continue misturando na tigela todos os elementos até chegar a uma consistência uniforme, e quando conseguir, coloque as amêndoas.

Por último, coloque a massa do bolo de ricota com amêndoas na assadeira untada e deixe no forno durante aproximadamente 50 minutos. Conseguirá ver que a massa está marrom, porém, ainda um pouco mole no meio.

Finalize retirando a massa do forno e deixando que o bolo esfrie na assadeira por completo antes de desenformar. Para dar o toque final, coloque o açúcar de confeiteiro e um pouco de amêndoas para proporcionar uma estética melhor.
Sugestão de consumo
A sugestão é que acompanhe esse bolo de ricota com amêndoas com um café, um chá ou um leite. Assim, essa nova receita será o sucesso do seu lanche com os amigos ou com a família.

Leia mais: Bolo de fubá com goiabada: uma mistura inusitada que dá muito certo; confira
Bolo de chocolate perfeito e fofinho
Esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.

O mundo das letras e da comunicação reflete o mundo real pelas suas nuances e sabores, e, é através desses sabores que me encontrei como redatora da pasta de Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Nascida em São Paulo, sou aluna do 3o ano de Direito, casada, mãe de um menino maravilhoso e de diversos pets. E-mail: [email protected]. Instagram: @nayla_mayara