Bolo de mandioca: uma iguaria da culinária brasileira desde o período colonial

bolo de mandioca
Bolo de mandioca: uma iguaria da culinária brasileira desde o período colonial - Foto: Freepik

Nesta segunda, 06 de setembro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, você vai conhecer a iguaria da culinária brasileira que faz sucesso desde o período colonial: o bolo de mandioca. Uma receita simples com valor nutricional riquíssimo. Esta guloseima leva um tempo aproximado de 40 minutos, e você poderá servir até 12 porções.
Saiba como fazer o bolo de mandioca
Vem com a gente aprender o passo a passo do bolo de mandioca. Ademais, saiba que essa receita que já era praticada pelos nativos indígenas deste lindo país. Vamos lá!

Veja também: Cueca virada: uma receita tradicional dos Romanos popularizada no Brasil
Ingredientes da receita

500 gramas de mandioca cozida (sem sal);
200 ml de leite de coco;
50 gramas de coco ralado;
1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento;
1 xícara (chá) de açúcar;
3 ovos;
1/2 xícara (chá) de óleo;
1 colher (sopa) de fermento em pó

Passo a passo do bolo de mandioca
bolo de mandioca Bolo de mandioca: uma iguaria da culinária brasileira desde o período colonial – Foto: Freepik

Comece aquecendo o forno a 180° C aproximadamente. Com a mandioca já cozida, retire aquele cabinho branco que tem no meio e reserve. Em seguida, no liquidificador, coloque os ovos, o leite de coco, o óleo, a mandioca cozida e o açúcar. Bata tudo por cerca de 2 minutos e transfira essa mistura para uma tigela.

Desse modo, adicione a farinha de trigo e o coco ralado, misturando tudo muito bem até que fique uma mistura homogênea. Por último, adicione o fermento em pó e misture delicadamente. Em seguida, despeje essa massa em uma forma untada e enfarinhada.

Asse no forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos ou até dourar. Assim, para ver se o bolo está assado, basta introduzir um palito no meio da massa. Se sair limpo, está pronto, caso contrario deixe mais alguns minutos.
Sugestão de consumo da receita
Esta delicia muito consumida na região norte e nordeste do nosso país, sempre poderá ser muito bem servida com um belo café puro feito na hora, bem como, para quem é adepto, um chá mate quente. Então, sirva o bolo de mandioca no café da manhã ou da tarde e surpreenda qualquer pessoa.

Confira ainda: Filé de peixe à portuguesa: uma receita com gostinho de Portugal
Bolo de paçoca com cobertura de doce de leite

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]